Academia Bacabalense de Letras completa 13 anos

No final de 2000 um grupo de poetas e escritores bacabalenses notabilizou a classe literária local no intuito de criarem um organismo que congregasse nossos anônimos literatos. O movimento, que foi encabeçado, pelos poetas Casanova, Costa Filho, Aline Piauilino, Eduardo Freitas, Pedrenrique Coe, entre outros, logo ganhou a adesão de uns e a resistência de outros.
Sessão de posse em 12.05.2001 - SENAC
Após sucessivas reuniões e discussões em trono da sigla, da estrutura e dos objetivos a serem adotados pela recente entidade, foi fundada oficialmente a Academia Bacabalense de Letras – ABL, na histórica data de 24 de março de 2001.
Em 12 de maio do mesmo ano foi realizada aposse coletiva dos 17 literatos fundadores, com as primeiras diplomações em 24 de março de 2002. Nascia assim a ABL, para agregar, difundir e valorizar os poetas e escritores de Bacabal e região do Médio Mearim proporcionando o resgate e registro de nossa história, além de incentivar a revelação e surgimento de novos escritores.
A exemplo das demais academias de Letras, a ABL possui um quadro de 40 cadeiras destinadas a membros efetivos e sucessores, além de um quadro adicional de 15 cadeiras para acadêmicos correspondentes, ou seja, filiados residentes em outras cidades do Brasil ou do exterior. Para cada cadeira é eleito um patrono ou patronesse, que é uma personalidade “in memorian”, homenageada pela sua atuação junto à cultura e sociedade regional. Os patronos/patronesses, ao lado dos membros fundadores, sucessores e correspondentes têm caráter vitalício e representam o patrimônio intelectual da entidade.
A primeira Diretoria da ABL teve Francisco José da Silva (Casanova), como Presidente; João Batista da Costa Filho – Vice-Presidente; Eliene Lopes de Souza– Secretário Geral; Carlos Ofélio Santos Lopes – Secretário Adjunto; Francisco Pedrenrique Coe Soares – Primeiro Tesoureiro; Márcia Gardênia Serra Mota Aguiar – Segundo Tesoureiro. O Conselho Fiscal teve como membros titulares: Liduína Francisca Tavares de Sousa Lima, Aline Freitas Piauilino e Raimundo Laércio de Oliveira e seus suplentes Iraide da Silva Martins e Cláudio Henrique Pacheco Cavalcante.

Atual diretoria
Como ingressar na ABL?
O candidato precisa se inscrever mediante a publicação de edital, apresentar 3 exemplares de uma obra literária organizada (poesia, narrativas - crônicas, contos, etc.) de sua autoria comprovada e assinada, além da biografia, relevando sua atuação artístico-literária. A obra será analisada por uma comissão de parecer, que avaliará aspectos de conteúdo, forma e biográficos. Caso a comissão vote favorável e unanimemente, o candidato estará apto a ser eleito imortal.

Do Blog do Sérgio Mathias
Com informações de Costa Filho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem