O comensalismo político e os problemas sociais

Temos assistido a inépcia de autoridades tentando criar paliativos, tentando minorar o sofrimento causado às famílias de dependentes químicos. Criam-se instituições ineficientes como CAPS e outras "drogas" para recuperação. Apesar de existirem algumas sérias, como a CASA DE DAVI, que vive enxugando gelo e praticando a mendicância para sobreviver.
Infelizmente temos uma população de usuários que precisam e têm direito a essa "recuperação", mas a dependência é CONSEQUÊNCIA. Por que não enfrentamos a CAUSA?
Todos sabemos que o aumento do número de viciados é inversamente proporcional ao preço da droga comercializada. E, pasmem, está chegando o "BAZUCO", uma droga tão devastadora quanto o crack, e quatro vezes mais barata. O que, pela lógica matemática, aumentará o número de usuários, criando mais dependentes.
O problema é que só tiramos de circulação, e por pouquíssimo tempo, o vendedor final, mas traficante preso é como cabelo de muçulmana, você já viu um? Por que não prendem os traficantes e confiscam seus bens para esse fim,? Ou então, por que os parlamentares bonzinhos desse país não chegam ao absurdo, coisa que lhes é muito peculiar, de legalizar o comércio, cobrando altas taxas de impostos para tratamento? Seria engraçado, o tráfico matando e curando.
Há sim, é que se evitar o tráfico e punir mais severamente quem o pratica. Mas, infelizmente, o tráfico de drogas é igual a qualquer outro problema social como a educação, a saúde, seca do Nordeste, as enchentes, a prostituição e outras mazelas. Se os problemas forem resolvidos, os políticos não poderão fazer promessas e enganar o povo.
Quando ouço um político falar sobre um problema social, lembro-me de um amigo comerciante de agrotóxicos que diz: Professor, não podemos exterminar as pragas, fazemos apenas um "controle". Se exterminarmos as pragas, iremos viver como?

Matias Costa Brito

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem