Vereador Rogério Santos pede que secretarias comemorem com programação Dia Mundial de Combate a Homofobia

Atendendo a uma sugestão do Grupo Flor de Bacabal o vereador Carlos Rogério Santos Silva (PPS) fez tramitar na câmara de Bacabal indicação a ser encaminhada as secretárias Márcia Regina Sousa Batista, interina da pasta da saúde, e Silvia Cristina Braga Veloso, titular da pasta da Assistência Social, pedindo que as duas pastas elaborem, de forma conjunta, programação alusiva a comemoração do Dia Municipal de Combate a Homofobia, que acontecerá no próximo sábado, 17 de maio.

Rogério ladeado pelos diretores do Grupo Flor de Bacabal Marcos Jânio e Janice.
O vereador popular socialista justificou o seu pedido informando aos seus pares que “em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde retirou o homossexualismo da classificação internacional de doenças, declarando que as relações entre pessoas do mesmo sexo não constituem doença, nem distúrbio e nem perversão”. “Justificou ainda o edil que “desde então, foi adotado o termo homossexualidade, que se refere ao comportamento, e não mais o termo homossexualismo, que passa a ideia de doença.”
Rogério lembrou que para marcar essa data histórica na luta pela diversidade sexual, o dia 17 de maio foi escolhido como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. Em 2010, a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) comemorou, em todo o país, a instituição, por meio de decreto presidencial, do dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Neste mesmo ano, também ocorreu a I Marcha Nacional contra a Homofobia em Brasília.
Mostrou que o nosso país ainda está muito longe de superar o preconceito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero mostrando que, segundo dados da ONG Grupo Gay da Bahia (GGB), só em 2011, 282 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foram assassinadas no Brasil por motivação homofóbica. O País é recordista no número de assassinatos desse tipo, ficando bem a frente de países como o Irã, onde a homossexualidade ainda é considerada crime.
E fechou o seu pedido afirmando que em Bacabal a Lei 1184, de 15 de maio de 2112, Instituiu o Dia Municipal Contra a Homofobia. Como até o momento nenhuma programação alusiva à comemoração da data foi anunciada. Em nome do Grupo Flor de Bacabal e das demais agremiações congêneres existentes nesse município eu faço essa importante reivindicação.

Da assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem