Maranhão mantém índice acima de 95% de cobertura vacinal de febre aftosa


O resultado do índice de cobertura vacinal da 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi divulgado, na noite de quarta-feira (23), pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, durante evento de comemoração da zona livre internacional de febre aftosa com vacinação, ocorrido em Bacabal.
Ele informou que 95.44% do rebanho maranhense foi vacinado contra a doença na campanha, realizada no período de 1º de maio a 10 de junho deste ano.
Com a atualização dos dados durante a campanha, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) registrou um aumento de 124.331 animais no rebanho do estado, que atualmente é de 7.410.376 bovinos e 78.567 bubalinos, totalizando cerca de 7,5 milhões de animais.
Os dados apontam ainda que o rebanho leiteiro do Maranhão, que produz anualmente cerca de 500 milhões de litros de leite, é de 763.343 animais, cerca de 80% concentrado na regional de Açailândia – com 372.193 animais e Imperatriz, que possui um rebanho leiteiro de 227.820 cabeças.
O excelente índice de cobertura vacinal registrado nas últimas campanhas de vacinação realizadas no Maranhão foi um dos itens avaliados pelas auditorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Organização Mundial de Saúde Animal, que contribuiu para que o estado fosse classificado internacionalmente em maio deste ano, como zona de aftosa.
Nos anos de 2011 e 2012 o Maranhão registrou o maior índice de cobertura vacinal desde 2002, quando imunizou 97% do rebanho maranhense.
Na regional de Bacabal o escritório da Aged atua em 9 municípios e o diretor geral do órgãos estadual, Fernando Lima, que também estava no evento, informou que o rebanho da região é de quase 500 mil bovinos e bubalinos. “O índice de cobertura vacinal da regional foi de 97,85% e de Bacabal 99,83%, o que mostra o compromisso dos criadores da região”, revelou Fernando Lima.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem