Acabou o sofrimento dos moradores do Residencial Terra do Sol: prefeitura ilumina a Estrada da Bela Vista

A Avenida Francisco Dias de Sousa à noite. (foto: Lucas Santos)
Agora sim os cerca de 10 mil moradores do conglomerado de mil 440 casas que formam o Conjunto Residencial Terra do Sol podem se deslocar para suas casas com mais tranquilidade e segurança no período noturno. É que a prefeitura municipal de Bacabal, através do seu departamento de iluminação pública e, com o competente trabalho da RL Construtora, empresa que terceirizou a prestação do serviço de iluminação pública no município, implantou, de forma definitiva, o sistema de iluminação da Avenida Dr. Francisco Dias de Sousa, a popular Estrada da Bela Vista.
A ação teve a participação técnica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que foi a responsável pela adaptação e aprovação do projeto elaborado pela RL Construções e foi uma determinação expressa do prefeito José Alberto Oliveira Veloso ao terceirizador do serviço de iluminação pública, empresário Rongey Oliveira Mourão.
Após a entrega, sem nenhum tipo de formalidade ou solenidade de inauguração, Rongey explicou as dificuldades que suas equipes enfrentaram para realizar o trabalho. Inicialmente a área a ser iluminada só dispunha da rede de alta tensão, fato que atrasou por demais a realização do trabalho. A ação também fugia a responsabilidade da Cemar e tinha que ser bancada pelos cofres do próprio município.
A RL teve então que dispor dos recursos que são repassados ao município pela própria Cemar em forma de taxa de cobrança da contribuição da própria iluminação pública, recursos que têm como objetivo a manutenção do sistema em todo o município. Foi necessário então que a empresa executasse uma série de exercícios financeiros para pode alocar o valor do projeto e poder executá-lo.
Segundo Rongey Oliveira o município, através de sua empresa, pagou 130 mil reais pela execução do projeto, instalando nesse perímetro da Avenida Francisco Dias de Sousa toda a rede de baixa tensão e mais 37 luminárias de 250 watts, sendo que na entrada no residencial foram instaladas postes com luminárias duplas.

A Avenida Governador João Alberto Sousa com suas velhas luminárias. 
Rongey Oliveira revelou ainda que a próxima meta da prefeitura é mudar e recuperar totalmente o sistema de iluminação pública da Avenida Governador João Alberto de Sousa onde serão. Em razão das dificuldades de gerenciamento causadas pelos poucos recursos que o município arrecada a RL está programando novos exercícios financeiros para permitir o pagamento de todo o material que será aplicado na ação. Na Avenida João Alberto estão instalados cerca de 100 postes com luminárias duplas.

BR-316
A prefeitura municipal de Bacabal já havia trocado todas as luminárias nas secundárias da BR - 316. As lâmpadas antigas foram por lâmpadas de vapor metálico de 400 watts que garantem uma claridade melhor e proporcionam um visual futurista para quem está chegando ou saindo da cidade de Bacabal. Somente ao longo da BR 40 postes que receberam as novas luminárias.

A BR - 316 com suas novas luminárias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem