Escolas do interior se destacam nos esportes individuais dos JEMs

A Etapa Estadual Infantil (de 12 a 14 anos) dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), chega à sua reta decisiva, mas muitos campeões já foram conhecidos. Após um excelente desempenho em algumas modalidades coletivas, as instituições de ensino do interior do Estado tiveram grande destaque nos esportes individuais realizados no fim de semana em São Luís. Nas disputas do atletismo, do jogo de dama, do tênis de mesa e do xadrez a garotada do interior deu show e conquistou quase todos os títulos por equipes.
No atletismo, por exemplo, o domínio das provas realizadas na Pista da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) foi da garotada do interior. As escolas de Codó e de Bacabal fizeram a festa e levaram os troféus de campeões gerais no feminino e no masculino, respectivamente.
Na disputa feminina, a Escola Ananias Murad (Codó) foi a grande campeã com 55 pontos ganhos, nove a mais que o Colégio Presidente Médici Sesi (Bacabal), que somou 46 pontos. O terceiro lugar no geral ficou com outra escola do interior: Agostinho Ramalho (Pinheiro).
Já no masculino, o Colégio Presidente Médici Sesi (Bacabal) foi campeão geral com muita folga. Com 100 pontos somados, a instituição de ensino superou os Colégios José Abdalla (Governador Edson Lobão) e Militar Tiradentes (São Luís), que somaram 63 e 46 pontos, respectivamente.
“Ficamos felizes com a realização dos JEMs 2014 na pista da Ufma porque foi a primeira competição oficial que esta praça esportiva recebeu. A Sedel gostaria de agradecer a parceria e o empenho do reitor da universidade, Natalino Salgado, e do diretor do Núcleo de Esportes, Francisco Navarro, que fizeram todo o esforço para a boa realização dos JEMs na Ufma”, disse o secretário-adjunto da Sedel e diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto.

Jogo de dama
Na disputa do jogo de dama, mais uma vez as escolas do interior levaram a melhor sobre as da capital. O pódio geral foi dominado pelas escolas de João Lisboa, Imperatriz, Nova Olinda do Maranhão e de Governador Edson Lobão. Tanto no masculino quanto no feminino, o título geral ficou com a Escola Espaço da Sabedoria (João Lisboa).
Na categoria feminina, as escolas Tiradentes (Imperatriz) e Sarney Costa (Nova Olinda do Maranhão) completaram o pódio. Já no masculino, as escolas José Abdalla (Governador Edson Lobão) e Afonso Pena (Imperatriz) ficaram em segundo e em terceiro, nesta ordem.

Tênis de mesa
Na competição do tênis de mesa, realizada no Colégio Batista, as medalhas de ouro foram divididas entre as escolas das cidades de Bacabal e Nova Olinda do Maranhão. Na disputa masculina por equipes, o Colégio João Paulo I (Nova Olinda do Maranhão) levou o primeiro ouro. A escola ainda venceu a final de duplas simples e a decisão do individual. Com isso, sagrou-se campeã geral no masculino.
Já no feminino, a Escola Princesa Isabel (Nova Olinda do Maranhão) foi a grande campeã geral. Com título por equipes e de duplas simples, a instituição levou o troféu dourado.

Outros esportes
No xadrez, o título feminino também ficou com a Escola Espaço da Sabedoria (João Lisboa). Os colégios Vinícius de Moraes e Divina Pastora, ambos da capital, completaram o pódio. Já no masculino, o título, enfim foi para São Luís. O Colégio Upaon-Açu venceu a disputa geral, seguido pelo Vinícius de Moraes e pela Escola Espaço da Sabedoria (João Lisboa).
Na competição de ginástica rítmica, o Colégio O Bom Pastor levou a melhor na classificação geral. A escola da capital conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Com estes resultados, a instituição ficou na primeira colocação. O Colégio Dom Pedro II terminou na segunda colocação.
No site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) está a programação completa da Etapa Estadual dos JEMs 2014. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem