Roseana entrega 60 ônibus escolares beneficiando 18,2 mil alunos

A frota vai beneficiar cerca de 18,2 mil estudantes maranhenses que precisam de transporte para ter acesso à educação.

A governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (12), no Palácio dos Leões, 60 ônibus escolares a 60 municípios do Estado, beneficiando 18,2 mil estudantes. Este é o segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.
Os ônibus integram a política de emancipação e melhoria na infraestrutura da educação do Maranhão. Com a presença de secretários de Estado, prefeitos e representantes municipais, foi realizada a entrega simbólica das chaves dos veículos para parte dos prefeitos de cada município.
A governadora Roseana Sarney destacou a parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Municípios para a melhoria na educação maranhense. Roseana disse ainda que a qualidade do ensino nessas comunidades passam pelo oferecimento de condução e condição nas escolas. “Levar essas crianças com segurança, vai melhorar o seu aprendizado. O conhecimento também depende de infraestrutura. Com os 14 milhões que serão disponibilizados pelo Governo Federal ainda vamos mudar a educação de muita gente”, disse.
Ela também ressaltou que a educação infantil, base da escolaridade, está nas mãos do município, e que assim precisa de atenção especial. “Se nos unirmos vamos avançar”, falou. Roseana também listou as ações feitas em sua gestão para melhoria do ensino público: “Revisamos o estatuto do magistério, abrimos editais para concurso público e reajustamos os salários dos profissionais da educação”, relembrou. A governadora fez ainda projeções para o final de seu governo e afirmou que irá autorizar novos concursos até o final de seu mandato.
O secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado, agradeceu a atenção e sensibilidade que a governadora Roseana Sarney tem com a educação e ressaltou como ações de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento da educação, ainda mais em comunidades rurais. A disponibilidade de ônibus escolares melhora o rendimento dos alunos que passam a ser transportados de forma segura e otimizam seu tempo entre a escola e suas residências. O secretário comprometeu-se em dar continuidade a esses avanços: “Em parceria com o Governo Federal vamos entregar mais ônibus. Faremos de tudo para concretizar o plano de educação pensado pelo nosso Governo”, disse.
A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, representou os demais prefeitos no recebimento das chaves dos ônibus e destacou o papel que os prefeitos possuem no desenvolvimento da educação em suas cidades: “Temos que mudar os índices negativos de nossos municípios com ações concretas. A parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois somos interlocutores de milhares de crianças e adolescentes”, ressaltou.

Saiba mais
Para serem devidamente liberados para entrega aos Municípios, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.
Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.
O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO OS ÔNIBUS

AFONSO CUNHA
ÁGUA DOCE DO MARANHÃO
ALCÂNTARA
APICUM-ACU
ARARI
BACABAL
BACABEIRA
BARRA DO CORDA
BEQUIMÃO
BREJO
BURITIRANA
CARUTAPERA
CEDRAL
CENTRO DO GUILHERME
CODO
COELHO NETO
CONCEICAO DO LAGO-ACU
COROATA
FORMOSA DA SERRA NEGRA
FORTALEZA DOS NOGUEIRAS
FORTUNA
GOVERNADOR NUNES FREIRE
GRAJAÚ
GUIMARÃES
JOÃO LISBOA
LAGO DA PEDRA
LAGO DO JUNCO
LAJEADO NOVO
LIMA CAMPOS
MAGALHÃES DE ALMEIDA
MARACACUMÉ
MATINHA
MILAGRES DO MARANHÃO
MONÇÃO
MORROS
NINA RODRIGUES
NOVA COLINAS
OLINDA NOVA DO MARANHÃO
PARAIBANO
PEDREIRAS
PERITORÓ
PINDARÉ-MIRIM
PINHEIRO
PIO XII
PRESIDENTE DUTRA
PRESIDENTE SARNEY
PRESIDENTE VARGAS
RIACHÃO
ROSÁRIO
SANTA LUZIA DO TIDE
SANTA LUZIA DO PARUÁ
SÃO BENTO
SÃO BERNARDO
SÃO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA
SÃO ROBERTO
SÃO VICENTE FERRÉR
SITIO NOVO
TUTÓIA
ZÉ DOCA

Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem