Avaliação do IDEP mostra avanço na qualidade do ensino público municipal nas escolas de Bacabal

O Instituto Educacional Plim Plim, localizado na rua do antigo campo de pouso, foi avaliada pelo Ministério da Educação, através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como a melhor escola pública da região do Médio Mearim. No geral, Bacabal passa da nota 3.7 para 4.0. Avanço que os gestores da educação municipal consideram significativo.
Praticamente todas as escolas da rede municipal tiveram bom rendimento. O destaque ficou por conta do I. E. Plim Plim que obteve a nota 5.3, resultado que revela o ótimo trabalho que vem sendo realizado na escola. Em segundo lugar, ficou a U. E. Pantanal, com a nota 5,0 e, em terceiro, a Escola Militar Tiradentes, com a nota 4,8.
Analisando o resultado, pelo menos dois pontos podem ser levantados. O bom desempenho de nosso município deve-se ao forte trabalho que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Formações constantes dos profissionais da educação acompanhada da aquisição de bons materiais didáticos ajudaram na melhoria. Um ponto negativo foi o resultado desfavorável de boa parte das escolas que foram municipalizadas. Fato que com certeza o Secretário Carlos Gusmão, com toda a equipe da SEMED, atuará para que os resultados possam melhorar.

Entendendo o IDEB
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. As avaliações são realizadas no final dos anos ímpares e o resultado no segundo semestre dos anos pares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem