Francisco Lima Júnior: Samambaia está abandonada pelo governo Rollemberg


Postos de saúde sem atendimento. Duas invasões na cidade. Uma no inicio e outra na expansão de Samambaia. A população não conhece o administrador e não consegue horário com ele. Uma das áreas ecológicas mais antigas da região, que inclusive, colaborou com o nome da cidade – o Parque Ecológico Gatumé – que é cortado pelo corrego Gatumé, com vegetação nativa da planta “Samambaia”, que era parte da fazenda da Família Roriz, antes de ser doada para o Distrito Federal, hoje é loteada de chácaras e invasão.
O Parque Ecológico Gatumé, que já foi pauta por dezenas de vezes na mídia. Já teve 200.000 mil aprovado na Câmara Legislativa, em governos passados, para implementação da área, que beneficiaria diretamente mais de 45 mil moradores. Mas, a realidade dele hoje é invasões ao redor, desmatamento, falta de administração e um visível abandono.
“O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e X, da Lei Orgânica do Distrito Federal, e o artigo 1° da Lei N° 547, de 23 de setembro de 1993, DECRETA: Art.1º Fica criado o Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Gatumé na Região Administrativa de Samambaia – RA XII”
A comunidade da Expansão não teve a chance de ver o atual governador visitar a região. Acredita-se que ele nem desconhece o local e não valoriza. Os comércios estão a merce da violência e não há se quer presença da Câmara Legislativa e muito menos dos poderes na cidade.
Em 2014, quando Rollemberg ganhou às eleições, havia assumido o compromisso de trabalhar as políticas públicas de resíduo sólido para cada cidade. Mas, infelizmente, ele está implementando de vez o “Aterro Sanitária”, em outras palavras, Lixão, para Samambaia. O pior é que será vizinho de várias famílias. Próximo de nascentes, córregos e áreas de proteção ambiental, como a Árie JK, que corta um cerrado vasto na região.

Por Francisco Lima Jr.
*Francisco Lima Jr.(48), Jornalista, Cientista Político pela UnB, Professor de Jornalismo nas Faculdades Icesp/DF, titular dowww.blogdoprofessorchico.com.br, blogueiro colaborador na Agência Política Real, Colaborador no Programa Diário Brasil, na TV Gênesis e Presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). fpaulalj@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem