Governo apoia instalação do Sistema Municipal de Meio Ambiente de Bacabal



A realização do I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, em maio passado, em São Luís, começa a produzir resultados positivos. O município de Bacabal fez esta semana o lançamento oficial do Sistema Municipal de Meio Ambiente, constituído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho e Fundo Municipal de Meio Ambiente. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), marcou presença no evento.
A instalação do sistema cumpre indicativo contido nas políticas nacional e estadual de Meio Ambiente e garante maior eficiência ao cumprimento da legislação vigente. A cerimônia de instalação do sistema contou com a presença do prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso; secretários municipais, vereadores, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, além de representantes de instituições da sociedade civil que são ligadas a defesa do meio ambiente e sustentabilidade.
Durante o evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Viana, anunciou a mobilização da administração pública para instalar o Conselho Municipal de Meio Ambiente e acompanhar, na Câmara Municipal, a aprovação do decreto que vai criar o Fundo Municipal de Meio Ambiente.
No seminário, a analista ambiental da Sema, Raissa Azulay, proferiu a palestra “Fortalecimento da Gestão Municipal de Meio Ambiente”. Ela falou que a criação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente fortalecem a gestão ambiental do Maranhão e afirmou que os problemas de sustentabilidade do meio ambiente são, em grande parte, locais e, na medida em que a discussão é ampliada, a sociedade participa do processo indicando soluções.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Marcelo Coelho, disse que a decisão do município de Bacabal em criar seu sistema municipal de meio ambiente, atende aos objetivos do Governo, de descentralizar a gestão ambiental. A prefeitura, segundo ele agiu de forma acertada, criando uma secretaria específica com equipe estruturada e capacitada para orientar a criação do conselho municipal e acompanhar a aprovação do decreto de criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Secom Ma

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem