"TILS": Roberto Costa Participa de homenagens aos surdos em Bacabal


O deputado Roberto Costa (PMDB) participou (sexta-feira, 24), em Bacabal, de uma caminhada em homenagem ao Dia Nacional do Surdo comemorado no dia 26 de setembro. O evento, idealizado pela professora e intérprete de libras, Francléia Almeida, acontece desde 2010 e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade, em geral, da inclusão do surdo na sociedade.
Roberto Costa avalia que a iniciativa é importante para que a comunidade bacabalense conheça e aprenda mais sobre o deficiente auditivo. “É a oportunidade de mostrar a população que, além da leitura labial, a Libras faz o surdo entender o que é dito ao seu redor, tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas”, justificou.

Francléia disse que o movimento foi o primeiro passo para a implantação de uma Associação e um Centro de Apoio a Pessoa Surda em Bacabal. “Os Surdos lutam, historicamente, por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. E nós, em Bacabal, vamos continuar essa luta em benefício deles”, pontuou Francléia.
Para Lusilene Lima, mãe da aluna Amanda Cinara Lima, de 15 anos, que cursa o 9ᵒ ano do ensino fundamental, a iniciativa serve para esclarecer que deficiência auditiva não é sinônimo de limitação. “Pessoas com deficiência auditiva são capazes de viver, aprender, sonhar e realizar muitas coisas”, ressaltou.
Para comemorar a data foi realizado, durante a semana, palestras que destacaram a importância do intérprete de Libras nas escolas para a inclusão do Surdo na sociedade. As Unidades de Ensino Fundamental Governador Sarney, Cleômenes Falcão, Frei Solano e Alice Mendes foram contempladas com a realização das palestras ministradas pelos intérpretes, Virgínia Almeida, Renato da Silva, Vânia Carvalho e Claudete Santos Almeida.
A passeata que saiu da unidade de ensino fundamental Urbano Santos passou pela rua Getúlio Vargas concentrando na praça Silva Neto onde teve apresentação de peça teatral e de uma música em libra do cantor gospel Anderson Freire.
Além do parlamentar, prestigiaram o evento os vereadores Natália Duda (PMDB) e Melquiades Neto (PMDB) e o líder comunitário Dedê da Tresidela.






Da assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem