Deputado Roberto Costa solicita implantação de Unidade do IEMA em Bacabal


Em reunião ordinária, presidida pelo Deputado Roberto Costa (PMDB), na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (07), a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia discutiu a implantação da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) nos municípios maranhenses. Na ocasião, o Deputado Roberto Costa solicitou ao Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a contemplação do projeto no município de Bacabal.
"É importante ressaltar a cidade de Bacabal como um polo educacional, tendo nela instalações das Universidades Federal e Estadual do Maranhão, além do IFMA, a Febac e entre outras universidades particulares, logo será de suma importância a implementação de mais este projeto para alavancar a educação, não só de Bacabal, mas também da região do Médio Mearim", afirmou.
O presidente da Comissão de Educação, falou ainda da importância do debate para o processo de criação de uma rede de educação profissional no Estado. “A nossa expectativa é que este projeto, dada a sua inequívoca relevância para o Maranhão, possa ser concretizado em toda a sua plenitude e, por isto mesmo, louvamos a presença do secretário Bira do Pindaré, aqui nesta Casa, para fornecer as explicações necessárias sobre a implantação do IEMA em nosso Estado”, declarou Roberto Costa, ao fazer a abertura da reunião.
O projeto da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) contemplará a longo prazo 23 municípios, meta estipulada pela SCTI para ser cumprida até 2018. Ainda no início de 2016, está prevista a construção de cinco IEMAs nas cidades de São Luís, Bacabeira, Axixá, Pindaré e São José de Ribamar. Além das disciplinas tradicionais, os estudantes serão preparados para planejar e praticar ações cotidianas. Para isso, será disponibilizada uma estrutura completa que inclui material didático, refeições, espaços de lazer, laboratórios e bibliotecas amplas, além de professores preparados e valorizados.
De acordo com Bira do Pindaré, o projeto abrange três tipos de Unidades: vocacional, plena e de educação à distância. Para Bacabal, o Secretário informou a possibilidade de implantação da Unidade Vocacional para, futuramente, tornar-se uma Unidade Plena. A instalação do IMA prevê a oferta de ensino profissional e tecnológico de nível médio e superior em todas as modalidades
"A pedido do Deputado Roberto Costa ajudaremos na regularização do terreno situado na cidade para a construção dessa Unidade, para então expandi-la plenamente. É necessária a recuperação deste terreno na viabilização da instalação do IEMA", disse.
O Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que presta consultoria à Secti, é referência na promoção qualificada do ensino em escolas públicas. O padrão já é desenvolvido em outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará, com 160 e 60 instituições, respectivamente. A proposta é replicar as escolas em todo o território maranhense.
Entre as principais metas do IEMA, está diminuir o índice de evasão escolar e de repetência e melhorar o desempenho dos maranhenses no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O acompanhamento individualizado permitirá com que os déficits sejam identificados. A construção participativa do IEMA prevê audiências públicas e outros espaços de debate com a sociedade civil. Assim, serão respeitadas as características locais e regionais dos 23 municípios que receberão o Instituto.
Além do presidente da Comissão de Educação, Roberto Costa, a reunião contou também com a presença dos deputados Wellington do Curso (PPS), Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Fernando Furtado (PCdoB) e do pro-reitor de Pesquisa do IEMA, professor Dario Soares, e da pró-reitora de Ensino, Socorro Fortes.




Da assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem