Francisco Lima Jr. : Livro de Paulo Kramer confirma o esgotamento do ciclo de ideias na política nacional

Para o autor, a impossibilidade de novas ideias induz ao perigo do pensamento único e veta os questionamentos e reflexões, pilar do processo democrático.
A obra 5 Ensaios de Política: Liberalismo, Conservadorismo e Neoconservadorismo, do doutor em Ciência Política, docente licenciado da Universidade de Brasília (UnB) e assessor parlamentar Paulo Kramer reúne trabalhos produzidos entre 2005 e 2010 — alguns inéditos, como aquele que reconstitui a gênese da influência intelectual e política dos neoconservadores americanos.
O próprio fato de sua publicação, agora, é testemunho do esgotamento do ciclo de ideias que, até pouco tempo atrás, pautaram o debate público brasileiro. O crescente interesse despertado — na imprensa, no meio acadêmico e, sobretudo, entre os jovens — pelas doutrinas que o professor Kramer expõe, analisa e defende comprova que o pluralismo areja e irriga a vida democrática, ao mesmo tempo em que oferece o melhor antídoto contra os perigos do chamado pensamento único.

Por Francisco Lima Júnior
*Francisco Lima Jr.(48), Jornalista, Cientista Político pela UnB, Professor de Jornalismo nas Faculdades Icesp/DF, titular do www.blogdoprofessorchico.com.br, blogueiro colaborador na Agência Política Real, Colaborador no Programa Diário Brasil, na TV Gênesis e Presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). fpaulalj@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem