Lourival Sousa: 30ª Ação educativa em faixa de pedestre


Seja você a mudança no trânsito (lema da Semana Nacional de Trânsito)

A Campanha SOS VIDA realizou com a colaboração dos parceiros dia 30.09.2015, das 7h30 às 9h, na Av. Marechal Castelo Branco, próximo a ponte do S. Francisco, em São Luis, a 30ª ação em faixa de pedestre.
Durante esta atividade são distribuídos panfletos educativos, pedestres são orientados e são exibidas faixas com frases educativas e exclamativas.


Desta ação participaram os integrantes da SOS VIDA e os parceiros SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luis, CPRv-Companhia de Polícia Rodoviária Independente da PMMA, CEUMA UNIVERSIDADE, Comitê Vida no Trânsito, o CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual e o estudante voluntário Alberto Camelo.

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
A violência no trânsito é uma epidemia mundial e ceifa hum milhão e trezentas mil vidas humanas todos os anos, além de deixar outras 50 milhões sequeladas nas mais diversas proporções, de acordo com a OMS-Organização Mundial de Saúde.
A ONU-Organização das Nações Unidas sensibilizada com esta grave questão social, econômica e de saúde pública, instituiu em 2005 em uma de suas Assembleias Gerais, o terceiro domingo de novembro como o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO.
Em São Luis, a Campanha SOS VIDA tem celebrado anualmente desde 2011 esta data com grande manifestação na Av. Litorânea, com a colaboração de vários parceiros.
Este ano a celebração será dia 15.11.2015 e, para dar início a organização do referido evento a SOS VIDA realizou a primeira reunião dia 01.10.2015.
Além dos integrantes da SOS VIDA compareceram representantes dos seguintes parceiros: Comitê Vida no Trânsito, CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual; e a UNIPAS-União Internacional de Pastores, Capelãos e Capelãs Voluntários.
Outros valiosos parceiros justificaram a ausência.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.
Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

EVOLUÇÃO DOS ÓBITOS POR ACIDENTES DE TRANSPORTES NAS UFs
Considerando exclusivamente o período de 2002 a 2012, fica evidente o crescimento das mortes nos acidentes de transporte: 38,3% na década, o que representa um crescimento médio de 3,3% ao ano. As regiões Norte e Nordeste são as que ostentam os maiores índices de crescimento, com um aumento de 64,8% a primeira e de 76,0% a segunda. Na região Norte destacam-se Pará e Rondônia, com crescimento decenal acima de 80%. Mas alguns estados do Nordeste superam amplamente esse patamar: Bahia, Maranhão e Piauí mais que duplicam seus números.
Também nas regiões Centro-Oeste – 26,5%, Sul – 19,9% e Sudeste – 23,7% acompanharam o crescimento Norte-Nordeste, mas em escala notadamente menor, com destaque para Minas Gerais, onde os números crescem 59,2% e Paraná,com 37,7%.
Fonte:http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf

Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem