José Vieira Lins, de 'moleiro' a 'gourmet' na política de Bacabal

Uma legião de fiéis seguidores do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal José Vieira Lins lamenta o fato do velho alcaide ter entrado tardiamente no mundo da política partidária.


José Vieira Lins: de 'moleiro'...

Vieira Lins foi candidato a vereador, no início da década de 90, do século passado, anunciando que obteria mais de 3 mil votos, conseguiu apenas 740. Mas, fazendo uso da tribuna da casa, que hoje leva o seu nome, transformou-se no moleiro da política bacabalense.

Da tribuna José Vieira Lins desconstruiu a fraca administração que era feita pelo ex-prefeito Jocimar Alves de Sousa e como vereador elegeu como adversários os principais líderes da época: o ex-deputado Bete Lago, o ex-deputado e ex-prefeito Jurandir Lago e o atual senador da República João Alberto Souza.

A esse trabalho juntou-se uma atuação paralela na prestação, sem precedentes na história do município, de um trabalho assistencialista que se iniciou com o auxílio a saúde do bacabalense - Vieira comprou uma ambulância e transportava doentes para Teresina -, e na agricultura, aradava terras e distribuía sementes.

Usou para massificar isso um jornal impresso e arrendou um horário de TV.

O resultado do trabalho foi que José Vieira Lins desmistificou o nome do ex-deputado Bete Lago, herdando quase 100% do seu eleitorado, e destronou o senador João Alberto, que mal havia assumido o controle do município, após a morte do ex-prefeito e ex-deputado estadual Coelho Dias.

José Vieira controlou o município com mão de ferro, se reelegeu e elegeu o seu sucessor - além de sido deputado federal duas vezes -, impondo sucessivas derrotas a João Alberto, com quem também manteve debates e conflitos épicos, chegando ao ponto de desafiar Alberto para eles - os dois -, se encontrarem sozinhos dentro de uma mata para resolverem suas diferenças.

O ex-deputado federal tentou voltar a prefeitura na eleição passada. Contido pela Justiça Eleitoral teve o seu nome substituído pela esposa Patrícia Braga. A derrota para José Alberto Oliveira Veloso foi fragorosa.

Agora José Vieira Lins volta a baila ensaiando nova candidatura. Longe do Moleiro de ontem, no auge dos seus 82 anos, confidenciou a assessores próximos que não quer conflitos e nem construir inimizades, se comporta como um bom gourmet, colocando como o tempero da sua volta uma agenda de convites para almoços e cafés.




...a 'gourmet'.
Já almoçou com o ex-prefeito Raimundo Lisboa, com o advogado e pré-candidato Bento Vieira, com o deputado estadual Carlinhos Florêncio e com o seu filho, vereador Florêncio Neto - também pré-candidato a prefeito -, e tomou café com outro pré-candidato, o empresário César Brito.

Já manteve também dezenas de outros pequenos encontros movidos a leves petiscos no trabalho de construção de sua pré-candidatura. Já anunciou Florêncio Neto como seu pré-candidato a vice, para depois trocá-lo, em novo anúncio, por César Brito.

De prato em prato e de xícara em xícara José Vieira Lins vem reconstruindo sua história e tentando resgatar o seu legado. Mas, apesar de ter oferecido finas iguarias aos que convida para conversar, conquistou um ferrenho adversário, o professor e advogado Bento Vieira, de quem já foi 'constituído'.

Bento Vieira é o único que duvida, e explicita suas dúvidas, das condições de Vieira Lins ser candidato.



José Vieira ainda não respondeu e nem mesmo tentou contestar as dúvidas que o seu ex-defensor levantou.

Por Abel Carvalho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem