SAAE ultima recuperação e colocação de bomba principal em funcionamento

A estação de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE) ainda opera apenas fazendo uso da sua bomba sobressalente, em razão da pane que sofreu o seu equipamento principal, fato que causou inúmeros e sérios problemas para os consumidores que são servidos pela ETA, que moram no chamado centro antigo da cidade, com ramificações em bairros também antigos, a exemplo do Ramal, Tresidela e parte do Bairro da Areia, o que representa cerca de 30% dos seus usuários.

Por essa razão a direção da autarquia tem se empenhado no sentido de recuperar a sua bomba principal, uma vez que, utilizando somente o equipamento de reserva, o abastecimento do centro fica comprometido por sua pouca capacidade de processamento.

SAAE CAXIAS


Conforme foi explicitado em nota, quando o SAAE de Bacabal sofreu o colapso de suas duas bombas da estação de captação, entre as alternativas colocadas para a recuperação imediata do seu sistema, estava a solicitação de equipamentos similares para sistemas coirmãos, a exemplo do SAAE de Caxias.

Caxias respondeu de forma imediata a solicitação feita pelo diretor Leonardo Lacerda, encaminhando para Bacabal duas bombas que se encontravam fora de uso na unidade, no objetivo solidário de socorrer o sistema coirmão.

Quando da chegada dos dois equipamentos a Bacabal, e após avaliação feita pelas equipes técnicas do SAAE, ficou constatado que a bomba de maior porte não poderia ser aproveitada porque o transformador da subestação de energia da estação de tratamento não possui capacidade suficiente para colocá-la em operação.



Em razão desta incompatibilidade técnica a opção feita pelas equipes de manutenção do SAAE foi devolver o equipamento para Caxias, o que foi feito por ofício recibado.


No tocante a bomba de menor porte enviada pelo SAAE de Caxias, a avaliação feita pelos técnicos do SAAE de Bacabal mostrou que a mesma está queimada e, que a sua recuperação demandaria muito tempo.

Como havia a necessidade de uma solução urgente para o grave problema, uma vez que os consumidores do SAAE de Bacabal sofriam transtornos imensuráveis, a opção da direção da autarquia foi pela imediata recuperação da bomba sobressalente da própria estação de captação de Bacabal, porque os danos que a mesma sofreu foram bem menores.

Mesmo com a segunda, e menor bomba enviada por Caxias, não podendo ter sido aproveitada para resolver o problema de Bacabal, a direção do SAAE optou por mantê-la aqui, e, incorporá-la ao seu patrimônio para, depois que a bomba principal de Bacabal for recuperada, também trabalhar o seu recondicionamento e deixá-la a disposição para uma eventualidade futura.





ROBERTO COSTA
Por desconhecer a realidade do problema enfrentado pelo SAAE de Bacabal o deputado estadual Roberto Costa anunciou da tribuna da assembleia legislativa que teria conseguido, via presidência da Casa, a solução para o problema que a população bacabalense sofria, através da doação de uma bomba.

Costa buscou auferir dividendos políticos da difícil situação que o povo de Bacabal vivia, desdenhou das equipes técnicas do SAAE e duvidou da capacidade gestão da direção do órgão, incitando publicamente, através do seu canal de televisão, a população de Bacabal a ir as ruas protestar e cobrar solução para um problema que ele anunciou já ter resolvido.

A atitude do deputado estadual provocou, dentro do SAAE, profundo descontentamento e grande decepção, em razão do extremo esforço e empenho que era desenvolvido no sentido de solucionar a situação.


NOVO SISTEMA DE CAPTAÇÃO
Hoje o SAAE de Bacabal opera com a sua bomba de menor capacidade de produção enquanto trabalha, para o menor espaço de tempo possível, a recuperação e colocação em funcionamento do seu equipamento principal, cujas peças estão sendo fabricadas artesanalmente.

Em paralelo o diretor Leonardo Lacerda realizou a compra de um novo equipamento de captação flutuante, que utiliza o sistema de balsas. Moderno e eficaz o novo sistema vai, também, dobrar a capacidade da estação de captação, que hoje é de 280 mil litros por hora.
Lacerda, também, convoca o deputado estadual Roberto Costa, que recentemente solicitou oficialmente informações sobre o projeto de operação do SAAE, a se engajar e se envolver nessa nova ação em favor do povo de Bacabal, a quem ele afirma ser protetor e defensor.

Da assessoria

1 Comentários

  1. ...Tudo o dep.Roberto Costa,resolve,desde que aportou,por aqui,ele tenta mostrar para a população,que ele é o resolve tudo,o salvador da pátria,prometeu,da solução ao caso do Caic,caso do matadouro,caso do Hemomar,caso de médico perito pro INSS,quadra de esporte poli esportiva pro bairro da Trizidela,dentre outras vã promessas,a quem o dep.quer enganar,deputado não subestime nossa inteligência...estamos aguardando tudo isso ser de fato resolvido,quando acontecer terá nosso reconhecimento...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem