Assembleia participa da assinatura de ordens de serviços para o incentivo da produção agrícola

Andressa Valadares/ Agência Assembleia

Assembleia participa da assinatura de ordens de serviços para o incentivo da produção agrícola
A Assembleia Legislativa participou, nesta quarta-feira (27), no Palácio dos Leões, da assinatura de ordens de serviço para o fornecimento de equipamentos agrícolas para o incremento da agricultura em 30 municípios maranhenses. O objetivo do Governo do Estado é incentivar a produção em sua base, no auxílio aos pequenos produtores.
Os municípios ligados às cadeias produtivas do Programa Mais Produção, Água para Todos e demais iniciativas ligadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) serão beneficiados com caminhões de resfriamento para leite, kits de irrigação, trilhadeiras, sistemas coletivos de abastecimento de água e outras iniciativas voltadas para o aumento da produção do estado.
“Estamos contemplando também dois projetos que vão beneficiar a cadeia do leite e a cadeia do arroz, por meio de 20 trilhadeiras que vão para 20 municípios selecionados para serem, nesse primeiro momento, a âncora para o projeto de retomada do arroz no Maranhão e um caminhão tanque de leite, que vai para a Região Tocantina do estado”, completou Márcio Honaiser, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Além disso, foi assinada ordem de serviço para a retomada do Projeto Salangô II, de incentivo à execução de projetos de irrigação, contemplando algumas obras que já estão em andamento. O deputado federal Júnior Marreca (PEN), que também participou da solenidade, garantiu a destinação de parte de suas emendas para a aquisição de 14 patrulhas mecanizadas, inicialmente, para o município de Itapecuru Mirim.
“Nós estamos em parceria com a Sagrima desenvolvendo um trabalho de incentivo ao desenvolvimento da produção no Maranhão. Nesse primeiro passo vamos começar pelo meu município, que é Itapecuru Mirim, e mais emendas virão para atender as demais regiões do estado que precisam de produção”, destacou o parlamentar.
O deputado Levi Pontes (PCdoB), na ocasião representando o presidente da AL, Humberto Coutinho (PDT), ressaltou a importância do incentivo aos pequenos produtores para o desenvolvimento do estado. “São projetos importante para a agricultura familiar e os pequenos produtores, para que, além de tirar o seu consumo, tirem também o seu sustento. Estamos muito felizes, pois muitas coisas boas ainda estão por vir”, assinalou.
O deputado Júnior Verde (PRB) também elogiou a iniciativa e frisou que é preciso investimentos no setor produtivo. “Nós sempre frisamos na Assembleia, através de indicações e requerimentos, projetos que pudessem viabilizar a agricultura familiar, até porque o Maranhão é um grande celeiro produtivo. Iniciativas como essa vêm fortalecer o estado, fomentando a produção e gerando emprego e renda a todos os maranhenses”, disse. Estiveram presentes também os deputados Zé Inácio (PT), Fábio Braga (SD) e Paulo Neto (PSDC).

O governador Flávio Dino pontuou os investimentos na área de incentivo à produção no Maranhão, que nesse projeto somam em torno de R$ 5 milhões e contam ainda com o apoio do Governo Federal. “A partir do desenvolvimento desse segmento é que podemos avançar na verticalização das outras cadeias produtivas”, finalizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem