Assembleia tem sete pré-candidatos a prefeito em cidades do Maranhão

Desses sete parlamentares pelo menos seis já estão com suas candidaturas praticamente fechadas aguardando somente o período de registro de candidatura

CARLA LIMA
Foto: Ag. Assembleia

O período de convenções partidárias começará na próxima semana, dia 20. A partir dessa data até dia 5 de agosto, os candidatos a prefeito e vereador serão definidos pelos partidos. Após esse período é que se poderá saber quem entrará na disputa. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, existem sete pré-candidatos que no período de recesso da Casa se dedicarão em busca de apoios para viabilizar suas candidaturas.
Os deputados que são pré-candidatos a prefeito este ano são Eduardo Braide (PMN), Bira do Pindaré (PSB) e Wellington do Curso (PP) para a Prefeitura de São Luís, Roberto Costa (PMDB) em Bacabal, Francisca Primo (PDT) em Buriticupu, Alexandre Almeida (PSD) em Timon e Levi Pontes (SD) em Chapadinha.
Em São Luís estão com a candidaturas praticamente garantidas Eduardo Braide e Wellington do Curso. Os dois deputados têm o apoio de seus partidos e estão em busca de apoio de outras legendas para compor a chapa a ser apresentada na convenção partidária.
Somente o deputado Bira do Pindaré é que ainda sofre com a incerteza de seu destino em relação as eleições de outubro. Pindaré aguarda definição do PSB sobre rumos para outubro deste ano.
Ficou para ontem uma posição a ser dada ao parlamentar pela direção municipal, no entanto, nada foi definido. Somente conversas de bastidores que colocam como certa a aliança do PSB com o PDT para a reeleição do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior. Mesmo assim, Bira diz que se mantém como pré-candidato.
Em Bacabal, Roberto Costa disputará a prefeitura. Desde ano passado que o parlamentar trabalha para consolidar seu nome no município. É comum Costa usar a tribuna da Assembleia para fazer denúncias contra seu agora adversário na cidade, o prefeito Zé Alberto.
A deputada Francisca Primo também já definiu que entra na disputa pelo comando da Prefeitura de Buriticupu. O principal adversário dela é o prefeito Zé Gomes que concorre à reeleição.
Alexandre Almeida também concorrerá na disputa eleitoral deste ano. Em Timon, o deputado vai concorrer contra o atual prefeito, Luciano Leitoa (PSB). E Levi Pontes também deverá confirmar seu nome na disputa pela Prefeitura de Chapadinha.
Ex-pré-candidatos – Além desses sete parlamentares, outros quatro deputados chegaram a apresentar suas pré-candidaturas na Casa. Em São Luís, se apresentaram para disputar as eleições Neto Evangelista (PSDB), Andrea Murad (PMDB) e Zé Inácio (PT). Em Chapadinha, o deputado Paulo Neto (PSDC) cogitou disputar o comando da cidade.
O primeiro, apesar de estar licenciado para comandar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, retornaria a Assembleia caso conseguisse consolidar seu nome para a disputa na capital. No entanto, Evangelista não se viabilizou dentro de seu partido. O PSDB fechou acordo de se aliar ao PPS e apoiar a candidatura da deputada federal Eliziane Gama.
Diferente de Neto Evangelista, a deputada Andrea Murad desistiu de disputar internamente a vaga de candidato do PMDB à Prefeitura de São Luís. A peemedebista abriu mão em favor do vereador Fábio Câmara que é pré-candidato do partido.
Já o petista Zé Inácio foi um dos últimos a anunciar que disputaria o Executivo Municipal. Sua pré-candidatura foi descartada em plenária do PT realizada há uma semana, cuja definição de apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Edivaldo Júnior.
O deputado Paulo Neto era pré-candidato em Chapadinha, mas desistiu da disputa. Ele deverá apoiar Levi Pontes.
Alexandre Almeida (PSD) – Timon
Roberto Costa (PMDB) – Bacabal
Francisca Primo (PT) – Buriticupu
Levi Pontes (SD) – Chapadinha
Wellington do Curso (PPS) – São Luís
Bira do Pindaré (PSB) – São Luís
Edaurdo Braide (PMN) – São Luís

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem