Lourival Souza: Educação nas faixas de pedestres


A Campanha SOS VIDA e parceiros realizaram dia 27.07.2016 a 48ª ação educativa em faixa de pedestre. O evento ocorreu na faixa do Km 01 da BR-135, na Vila Itamar em São Luis-MA.


Como de costume, a ação consistiu em entrega de panfletos educativos com orientações para motoristas e pedestres; exibição de faixas e orientações verbais para os pedestres.
Participaram desta ação, além dos integrantes da SOS VIDA, os parceiros: Inspetores da Polícia Rodoviária Federal, CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual e representante da Federação dos Motos Clubes.
A ação teve a cobertura da TV Mirante e da Rádio Mirante AM de São Luis.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

RISCO DE CELULAR NO TRÂNSITO: ONSV E POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL LANÇAM CAMPANHA SOBRE
O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançam neste sábado, 23 de julho, no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, a #DesConecta Trânsito ON, Celular OFF, uma campanha de orientação sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos, e até mesmo para pedestres enquanto caminham.
Criada pelo OBSERVATÓRIO em parceria com a PRF, a campanha, que tem o apoio da Seguradora Líder-DPVAT, lembra em peças como adesivos, outdoors e banners, o perigo da combinação celular/direção. Vídeo tratando do tema também foi produzido. Os materiais serão veiculados nas mídias eletrônicas do OBSERVATÓRIO e divulgados pela PRF em todas as bases nos 71 quilômetros de rodovias federais e em vários meios de comunicação.
A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário.
Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.
A pesquisa constatou também, além disso, que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já terem lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.
Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a identidade visual na campanha é inspirada no aplicativo mais utilizado: o WhatsApp. O objeto gráfico do balão de comunicação com o smartphone centralizado é sinalizado como não recomendado, ou proibido, pela faixa diagonal, assim como nas placas de trânsito.
A paleta de cores também é inspirada nas placas de trânsito: o vermelho alerta sobre o perigo do uso do smartphone no trânsito, enquanto o preto e o branco complementam a paleta. A fonte utilizada no logo e nas peças produzidas é a Arial Black, fonte comum e de fácil leitura, utilizada em diversos meios digitais, como o próprio WhatsApp. Fonte: www.onsv.org.br

IMPORTÂNCIA DOS SOCORROS NA LIMITAÇÃO DAS CONSEQÜÊNCIAS DOS ACIDENTES
A intervenção rápida de socorros competentes e bem equipados pode aliviar consideravelmente as conseqüências humanas dos acidentes, evitando óbitos e limitando as seqüelas das lesões sofridas pelas vítimas. Os usuários nunca agradecerão com suficiente gratidão o imenso exército dos bombeiros, enfermeiros, médicos, policiais, agentes das operadoras de rodovias que ficam de prontidão dia e noite para socorrê-los em qualquer ponto do território.
Tais profissionais mantêm um esforço permanente de melhoria do atendimento, aproveitando também os progressos das telecomunicações, dos meios e das técnicas de resgate. Para os casos de acidentes com múltiplas vitimas, o Grupamento de Socorro de Emergência RJ estabeleceu um manual de medicina de desastres, tratando da organização do resgate.
Além disto, nos últimos dez anos, as concessões de rodovias permitiram a implementação duma assistência médica gratuita nos trechos pedageados, com presença permanente de ambulâncias, veículos UTI, enfermeiros e médicos.São também extremamente importantes as primeiras providências tomadas pelos usuários presentes no local dos acidentes. Neste intuito, a resolução 168 de 14/12/2004 do DENATRAN condiciona a obtenção ou a renovação da carteira nacional de habilitação à participação em um curso de primeiros socorros. O programa deste curso inclui: Sinalização do local do acidente;Acionamento dos recursos;Verificação das condições gerais da vítima;Cuidados com a vitima (o que não fazer). Fonte: http://www.vias-seguras.com

Por Lourival Souza
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