Matéria do dia

Deputado Roberto Costa faz a festa das crianças bacabalenses

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB-MA) proporcionou um momento único para as crianças de Bacabal no último sábado, 14. O parque de ...

Publicidade

Abastecimento de água será destaque durante ‘Encontro com Prefeitos’

Na última segunda (7) o governador Flávio Dino esteve reunido com os prefeitos eleitos da Ilha de São Luís, discutindoaspectos da Região Metropolitana e a integração imediata de políticas públicas em áreas definidas como prioritárias pelos gestores. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Na última segunda (7) o governador Flávio Dino esteve reunido com os prefeitos eleitos da Ilha de São Luís, discutindo aspectos da Região Metropolitana e a integração imediata de políticas públicas em áreas definidas como prioritárias pelos gestores. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Dentro da política de superação da extrema pobreza e da melhoria da qualidade de vida da população maranhense, o programa ‘Água Para Todos’ e os Sistemas Simplificados de Abastecimento (SSA) serão destaques no encontro que o Governo do Estado promoverá com prefeitos dos 217 municípios do Maranhão, nos próximos dias 24 e 25 de novembro.
O encontro com os prefeitos tem o objetivo de ampliar o diálogo com os gestores, mostrar os programas de governo e discutir possibilidades de ampliação de parcerias, a exemplo dos programas de abastecimento de água.
Além dos poços para universalização dos sistemas, o governo investirá R$ 99.663.526,00, já licitados para a construção de 400 poços dentro Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, em todas as regiões do estado numa ação programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e beneficiará mais de 21 mil famílias.
Já o ‘Programa Água Para Todos’ conta com poços para universalização de sistemas com perfuração de poços artesianos e instalações de redes de distribuição em municípios que nunca contaram com sistema de abastecimento de água tratada.
As obras para instalação de sistemas universalizados de água nos municípios, também abrange as cidades participantes do ‘Mais IDH’ com investimentos de mais de R$ 75 milhões que garantirão a implantação de sistema de distribuição.
A reunião foi o primeiro encontro do governador com os prefeitos eleitos da Ilha de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secap
A reunião foi o primeiro encontro do governador com os prefeitos eleitos da Ilha de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Ao final da implantação, estes sistemas contarão com reservatório elevado, adutoras dos poços até o reservatório e rede de distribuição com extensão necessária para atender a área e número de casa das regiões.
“O Governo do Estado identificou que, por conta de décadas sem investimento na área, o abastecimento de água é possivelmente o problema mais grave dos municípios maranhenses. Por isso, o Governador Flávio priorizou obras em muitos municípios do estado para recuperar sistemas e ampliar atendimento em parceria com as prefeituras,” explica o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Teles.
Encontro com Prefeitos
Durante o ‘Encontro de Prefeitos’ com o Governo do Estado, técnicos das secretarias oferecerão assistência aos gestores, disponibilizando uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo na área de abastecimento de água, além dos demais programas de governo realizados em cada cidade, além de convênios e informações técnicas de interesse das prefeituras.
Este será o segundo evento com os futuros gestores dos 217 municípios maranhenses. Na última segunda-feira (7) o governador esteve reunido com os prefeitos eleitos da Ilha de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (São Luís), Luís Fernando (São José de Ribamar), Domingos Dutra (Paço do Lumiar) e Talita Laci (Raposa). Os gestores discutiram com a equipe do Governo do Estado a implementação da Região Metropolitana da Grande São Luís e a integração imediata de políticas públicas em áreas definidas como prioritárias pelos gestores.