Lourival Souza: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito




Foi realizada dia 10.11.2016, na sede da Grande Loja Maçônica do Maranhão, no bairro Bequimão, em São Luis, a 6ª reunião preparatória da Campanha SOS VIDA e vários parceiros na organização da celebração do DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, que ocorrerá no próximo domingo, 20.11.2016, na Av. Litorânea, em São Luis.



Este evento acontecerá precisamente na Praia de São Marcos, entre a praça das estátuas dos pescadores e o o posto do Corpo de Bombeiros, na Av. Litorânea, das 8h às 10h30. Durante a ação haverá: a exposição de veículos avariados, desfile de cadeirantes e alunos, exibição da banda da Exército, motocicletada, passeata, pronunciamentos, soltura de balões brancos, etc.
Parceiros deste evento: Polícia Rodoviária Federal, SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luis; Polícia Militar do Maranhão(PMMA); DETRAN-MA; Universidade CEUMA; Corpo de Bombeiros; Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria Municipal de Saúde de São Luis; Comitê Vida no Trânsito; SESTSENAT; CEREST estadual, Arquidiocese de São Luis; IFMA, 24º BIL, Alvorada Motos, FEMC-Federação Maranhense dos Moto Clubes; Associação dos Lesados Medular e outros.
A SOS VIDA e parceiros convidam você, sua família e amigos para participar deste evento em favor da vida.

SEIS MAIORES CAUSAS DE MORTES NA VIOLÊNCIA VIÁRIA
Mundialmente, a cada ano são 1.300.000 mortes e entre 20 a 50 milhões de pessoas ficam com sequelas. Em 2015, no Brasil, mais de 40 mil mortes.
Segundo o Portal oficial sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito – http://worlddayofremembrance.org/ – as seis maiores causas de mortes na violência viária são:

Excesso de velocidade
Mistura entre bebidas alcoólicas e direção
Falta de cinto de segurança
Falta de equipamento de segurança para as crianças, como a cadeirinha e o assento de elevação
Falta do capacete aos usuários de motocicleta
Uso do celular

Criado em 1993 no Reino Unido pela RoadPeace, e, em 2005 designado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, o terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
Vale ressaltar que, 2011 – 2020 é a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os “acidentes” no trânsito, com o objetivo de diminuí-los em até 50%. O tema da Década é: “Juntos, nós podemos salvar milhões de vidas!”.
Fonte: http://naofoiacidente.com.br/blog/dia-mundial-em-memoria-das-vitimas-de-transito-2016/

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 45. Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.
Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

55ª AÇÃO EM FAIXA DE PEDESTRE



A Campanha SOS VIDA e parceiros realizaram no dia 09.11.2016 a 55ª ação educativa em faixa de pedestre. O local deste evento foi a faixa de pedestre da Av. Jerônimo de Albuquerque, na Cohab, próximo ao viaduto, em São Luis.
Durante estas ações há a exibição de faixa com alerta e exortação aos condutres e pedestres; distribuição de panfletos educativos e orientação verbal de muitos pedestres.
TRAGÉDIA! MORRERAM NO TRÂNSITO EM 2015 NO MARANHÃO 1628 PESSOAS. UMA MÉDIA DE 4,5 PESSOAS POR DIA. Fonte: SIM/Secretaria de Estado da Saúde

Por Lourival Souza
Facebook: Campanha SOS VIDA
Instagram: @campanhasosvida

E-mail: valorizacaoaavida@gmail.comFones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI)
99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem