Secretário Kelcimar Virgino está em São Luís e cumpre dupla agenda

Resultado de imagem para redes sociais

Crítico do papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, o escritor e filósofo italiano Umberto Eco afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis" que antes falavam apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade".

A declaração foi dada durante o evento em que ele recebeu o título de doutor honoris causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim, norte da Itália.


"Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", disse o intelectual.


Segundo Eco, a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior.


"O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade", acrescentou.


O escritor ainda aconselhou os jornais a filtrarem com uma "equipe de especialistas" as informações da web porque ninguém é capaz de saber se um site é "confiável ou não".

Sob essa ótica estão cada vez mais frequentes as práticas de crimes de calúnia, injúria e difamação em redes sociais.

Via de regra esses crimes são praticados no Facebook, Instagram, e aplicativos como Whatsapp, entre outros.

Estes crimes dizem respeito à opinião de terceiros no tocante aos atributos físicos, intelectuais e morais da pessoa, ou seja, quando falamos que determinada pessoa tem boa ou má reputação no meio social, referindo-se a seus conceitos perante a sociedade; e referem-se também à opinião que a pessoa tem de si mesmo, atingindo seu amor próprio, sua autoestima.

A honra nada mais é do que o conjunto de qualidades físicas, morais e intelectuais do ser humano, que o fazem merecedor de respeito no meio social em que vive. Honra, melhor dizendo, é um sentimento natural, inerente a todo ser humano, cuja ofensa produz uma significativa dor psíquica, um abalo moral, geralmente acompanhados de atos de repulsão ao ofensor.

O enfermeiro Kelcimar Virgino Silva, atual secretário de saúde do município de Bacabal, tem sido alvo de severas críticas e de intensa campanha contra a sua atuação, e a sua pessoa, desde que assumiu a pasta, pelas posições que tomou e pelas medidas que adotou no exercício da sua gestão.

E esta não tem sido uma semana muito diferente para o secretário municipal de saúde, as redes sociais fervem, com destaque para os grupos de Whatsapp, em comentários desabonadores sobre a sua pessoa e sobre a sua atuação como secretário.

Para escrever esse artigo alcancei o secretário de saúde Kelcimar Virgino via telefone e conversei com ele por alguns minutos. O secretário se encontra na capital do Estado, São Luís, onde cumpre dupla agenda: resolve problemas de interesse da sua pasta e problemas de ordem pessoal.

Um tranquilo Kelcimar me afirmou está a par de todos os fatos que estão sendo levantados, os considera frutos de uma imaginação surreal e me garantiu que no momento trabalha apenas no sentido de entregar para o sucessor do prefeito José Alberto Veloso uma secretaria equilibrada técnica e financeiramente.

Por Abel Carvalho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem