Antônio Melo: Jogo dos 7 erros

Antônio Melo
jornalista

Fato 1

Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, dirigindo-se ao seu colega, portanto também ministro do Supremo, Gilmar Mendes:

- O senhor não está falando com os jagunços da sua fazenda, não.


(Frase proferida durante o julgamento do “mensalão”. Esclareça-se: jagunço é normalmente usado como sinônimo de pistoleiro).

Fato 2
Mulher é presa roubando um desodorante e alguns pacotinhos de biscoitos num supermercado. Total do prejuízo, 42 reais. Vai a julgamento, é condenada e fica seis anos na detenção. É libertada por decisão do STF.

Fato 3
A Odebrecht confessou ter roubado bilhões de reais aqui nessas terras de Tupis e Potiguares. Também alhures, até nos domínios de Bufalo Bill e Billy The Kid, onde hoje impera o canastrão Donald Trump e suas trapalhadas. Subornou e molhou a mão de políticos, fez conluios com outras empresas e debochou da miséria da maioria dos brasileiros. Marcelo Odebrecht, presidente, fez um acordo para contar tudo e vai pegar quatro anos de cadeia e devolver uma parte do que roubou em 20 anos. Norberto, também Odebrecht, pai e fundador da empresa, vai cumprir a pena em casa. Inferior à de Marcelo.

Fato 4
Sem tetos ocupam terreno sem serventia, a não ser para especulação, constroem casebres e passam a residir ali, no interior de São Paulo. Um dia chega a Polícia, um oficial de justiça, tratores. Querem que todos saiam. Resolvem resistir. Gás lacrimogênio, balas de borracha, cães, gente ferida, prisões, todos os barracos destruídos. Voltam à condição de sem teto.

Fato 5
Policiais impedidos pelas próprias mulheres de sair das suas unidades para fazer o policiamento no Espírito Santo. Polícia não pode fazer greve. Justiça manda que voltem ao trabalho. Não podem porque as mulheres não deixam. Nas ruas dezenas de lojas saqueadas e também de ônibus são incendiados. Diariamente. Os homicídios são contados às dezenas. Passaram de 150. As mulheres continuaram barrando a saída dos policiais.


Foram vencidas pelo cansaço. As forças armadas e a Força Nacional passaram a fazer o trabalho da Polícia.

Fato 6
Congresso aprova mais uma “repatriação” de dinheiro que foi mandado ilegalmente para o exterior. E o presidente da república, sanciona. Não importa a origem desse dinheiro. Se da droga, da prostituição ou da propina. O imposto que vai ser pago será inferior àquele cobrado regularmente aos que cumprem a lei, declaram ao leão. Muito menor.

Fato 7
A crise não é de todo ruim. Para alguns, pelo menos. Os bancos, por exemplo, não acham. O Itaú, acaba de passar, pela primeira vez na historia, o Banco do Brasil como a maior casa bancaria brasileira. São as luzes do capitalismo. Enquanto isso, neste mesmo ano, 500 mil pessoas foram reinscritas no Bolsa Família.


O desemprego está chegando ao 13 por cento.

Conclusão:
Agora, diga se for capaz, onde estão os 7 erros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem