O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso recusou o convite do presidente Michel Temer para assumir o cargo de ministro da Justiça.

Ele era o nome preferido de Temer para a pasta. Velloso desistiu depois de ter recebido o convite do presidente porque não quis abandonar o escritório de advocacia que mantém em Brasília.

Em conversas reservadas, Velloso demonstrou angústia nestes últimos dias porque gostaria de atender ao pedido de Temer.

Na conversa com Temer, o ex-presidente do STF agradeceu o convite e disse que ficou honrado com a lembrança de seu nome.

Mas Velloso argumentou ao presidente que teria de fechar o escritório. Isso porque tem contratos de dedicação exclusiva com alguns clientes.

Como o escritório de Velloso e do filho dele é pequeno, isso significaria o fim das atividades, já que muitos clientes cancelariam os contratos.

Agora, o processo de escolha do ministro que substituirá Alexandre de Moraes, indicado por Temer para uma vaga de ministro do STF, volta à estaca zero.

Além de Velloso, que tinha a preferência do presidente, outro cotado para o posto de ministro da Justiça é o vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada.