Governador Flávio Dino inaugura Iema em Axixá e escola reformada em Icatu nesta segunda-feira (20)


Foto: Karlos Geromy/Secap
O Governo do Estado realiza investimentos diretos na Educação para garantir a melhor qualidade do ensino, mais valorização dos educadores e maior motivação aos estudantes maranhenses. Escolas dignas, ensino mais qualificado e obras de construção e reforma de prédios, alcançando todos os municípios estão contemplados no plano da gestão para o setor.
Mais uma fase deste planejamento é concluída com a entrega de unidades de educação, nos municípios de Icatu e Axixá, em cerimônia a ser realizada nesta segunda-feira, 20. O evento terá presença do governador Flávio Dino, secretários de Estado e autoridades das regiões.
As entregas representam mais um avanço da gestão Flávio Dino no cumprimento do cronograma de recuperação de escolas no Maranhão, avalia o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto. “É sempre uma satisfação podermos finalizar mais um plano de trabalho e entregar escolas dignas para as comunidades. A educação é uma prioridade do governador, que sabe a importância do conhecimento na vida de uma pessoa. Temos um amplo planejamento a ser executado e estamos seguindo, conforme determina a gestão”, enfatiza Noleto.
A reconstrução de escolas integra o programa ‘Escola Digna’, que é um marco na história da educação maranhense, por possibilitar que a comunidade escolar tenha acesso a espaço digno, dotado de infraestrutura necessária para uma formação cidadã, com qualidade e dignidade, reitera o secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão.
A agenda de governo inicia em Axixá, com a entrega de uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a partir das 8h30. A implantação da unidade integra o plano de expansão da rede e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino, além de oportunizar a formação técnico-profissionalizante aos estudantes maranhenses.
A expansão dos Iemas integra projeto prioritário do governo Flávio Dino, que tem dado atenção à área, desde o primeiro ano do mandato e contemplando todas as etapas de ensino. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada, lembra que o convênio da obra estava parado há mais de oito anos e foi retomado pelo governador Flávio Dino.
“É uma grande alegria para todos nós cumprirmos a promessa de dotar o Estado de uma rede profissionalizante até 2018 e estamos indo muito bem, além desta obra ter sido assumida pela gestão, concluída e agora, sendo entregue à população. Mostra o respeito do governador Flávio Dino com a população. Estamos consolidando uma rede de educação profissionalizante de tempo integral no Maranhão, prestando contas à sociedade do dinheiro por ela investido e recuperando a confiança no Governo, a partir do compromisso com a entrega de uma obra que estava abandonada”, pontuou Almada.
A estrutura do prédio conta com laboratórios, salas de aula, auditório, refeitório, vestiários, quadra poliesportiva e banheiros, que atenderão os alunos do ensino em tempo integral. Serão oferecidos cursos técnicos em Informática, Cooperativismo, Agricultura Orgânica e Eletrotécnica. A obra recebeu investimento de R$ 2,5 milhões. A meta é colocar 22 unidades em funcionamento, até o final de 2018.
Encerrando a agenda de compromissos, em Icatu, o governador atende a comunidade escolar do município com a entrega do Centro Educacional Matias Costa, que passou por obras de reforma sendo totalmente requalificado, além de beneficiado com a aquisição de novos equipamentos.
A escola estava desativada há nove anos e com a medida do governo Flávio Dino teve toda a estrutura recuperada e ampliada. A unidade ganhou, entre outras melhorias, mais duas salas de aula, salas de secretaria, de informática e banheiros.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, reitera o compromisso do Governo com esta área. “O governador Flávio Dino está focado na melhoria da educação maranhense e investir na infraestrutura dos espaços escolares é melhorar também a aprendizagem e valorizar os profissionais da escola, que poderão desenvolver com qualidade suas atividades”, afirma.
A reforma do C.E Matias Costa integra o programa de recuperação das escolas estaduais que vai beneficiar outros 59 prédios em mais 35 municípios. A cerimônia de entrega do novo prédio à população será no Povoado Itapera, a partir das 10 horas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem