Abril verde acontece dia 28 de Abril em Bacabal

POR QUE O MÊS DE ABRIL?
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial da Saúde No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.


A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.


Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Em memória
Em 28 de abril nós lamentamos aqueles que morreram. No entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete de que todos os níveis de governo são fundamentais para fazer mais por leis de saúde e segurança e vigorosamente julgar violações quando um trabalhador é morto ou gravemente ferido.
É tempo de tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho.



O MOVIMENTO
O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.


A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.


Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

Por que nos apoiar?
Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes.


Somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.
Seja um apoiador e tenha sua marca associada a uma ação de valor social. É com sua ajuda que podemos chegar cada vez mais longe, atingir cada vez mais pessoas e salvar cada vez mais vidas.

OS NÚMEROS
Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.


Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

INICIATIVA EM BACABAL
O Abril verde em bacabal, iniciou-se pela preocupação em divulgar a importância da saúde e segurança do trabalhador, e a importância do Técnico em segurança do trabalho, profissão pouco valorizada na cidade, o evento que conta com vários profissionais já atuantes na área, como alunos e ex alunos do curso técnico em segurança do trabalho, curso esse oferecido com frequência na cidade e com poucas possibilidades de emprego, já que não se cobra tanto segurança do trabalho nas empresas e os índices de acidentes só aumentam .

A DRT-delegacia regional do trabalho no estado do Maranhão, em Bacabal enfrenta dificuldade na efetiva fiscalização quanto a Saúde e segurança do trabalho. Deixando as empresas tornarem omissas quanto a obrigatoriedade no que diz a lei, Segundo NR 4 – Norma Regulamentadora que regulamenta o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

O (dimensionamento do SESMT varia de acordo com número de funcionários e o grau de risco da atividade principal da empresa, constantes dos Quadros I e II, anexos da NR 4.


LOCAL: AABB (Associação Atlética Banco do Brasil)
CIDADE: Bacabal-MA
HORÁRIO: 19:00 AS 22:00

PUBLICO ALVO: Profissionais em Geral, Representantes Públicos, Empresários, Estudantes em
Geral.

IDEALIZADOR: TST Leonardo Lima

ORGANIZAÇÃO: TST Adriana, TST Alyne, TST Karoline, TST Liomara, Tst Tiago, TST Fcº Braga, TST
Diego, TST Andriele, TST Cicero, TST Vilanir, TST Paulo Henrique.

PALESTRANTES:
TST Wagner Mendes
Vereador e Coronel Egidío
TST André
TST Adamastor Leão
TST Alex Castro Eng: Israel



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem