Petistas criticam Temer por tentar roubar paternidade da transposição do São Francisco

Para deputados do PT, presidente tenta se apropriar de feito dos governos anteriores

POR O GLOBOPresidente Michel Temer durante a abertura da comporta do Reservatório de Campos - Beto Barata / Agência O Globo

BRASÍLIA — Parlamentares do PT no Nordeste criticaram a visita do presidente Michel Temer às obras de transposição do Rio São Francisco, em Campina Grande (PB). Para o líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o presidente tenta se apropriar politicamente de um feito que seria dos governos anteriores.


– Não adianta eles quererem incluir o nome deles no DNA do projeto de transposição do São Francisco. O povo do Nordeste sabe que os governo do PT foram os melhores governos para o Nordeste. A transposição do São Francisco é a marca da competência e do olhar diferenciado que Lula teve para com o Nordeste brasileiro. Temer não conhece o Nordeste, não sabe nem onde fica o Nordeste. O Temer deveria ter compromisso de finalizar o eixo Norte, que está parado há 9 meses. Ele só está inaugurando o eixo Leste, que já estava quase pronto – disse Guimarães.

Veja também
Temer recita poema durante entrevista no programa ‘Moreno no Rádio’


Temer agora diz que todos os governos que participaram da transposição merecem aplauso


'Ninguém tem paternidade da Transposição do Rio São Francisco', diz Temer na Paraíba


Temer nega que Cunha tenha influência no Planalto


O deputado Afonso Florence (PT-BA) se disse “perplexo” com a declaração de Temer de que as obras não têm paternidade, já que o verdadeiro responsável seria o povo brasileiro.


— Estamos perplexos com essa declaração. Isso é uma tentativa de manipulação, de ludibriar a opinião pública. Uma obra tão robusta como essa não se conclui em meses. Não reconhecer a influência de Dilma e Lula é uma tentativa de ludibriar a opinião pública e o povo nordestino sabe disso.


O governo de Temer só tem agenda negativa, aí tenta transformar em agenda positiva as obras da antecessora dele. O Temer era tido como uma pessoa experiente e agora ele está se notabilizando por falar besteira, como foi essa semana no Dia da Mulher. Vamos durante a semana conversar e tentar tomar providências. Se as instituições estivessem funcionando normalmente, ele seria chamada pela Comissão de Ética da Presidência da República – afirmou.

PUBLICIDADE

Para o deputado Robinson Almeida (PT-BA), a ação de Temer seria uma forma de se apropriar de obras alheias, diante da ausência de resultados em seu governo.


— Por falta de obras e serviços para apresentar ao povo, nesse quase um ano de mandato, eles ficam se apropriando de obras alheias. Dizer que a obra é do povo nordestino é um reconhecimento natural de qualquer governo republicano. Agora, se apropriar de algo que ele não concebeu é um absurdo – afirmou Almeida.


O deputado Luiz Couto (PT-PB) disse que o presidente tenta fazer “festa com chapéu alheio” e diz que, se Dima Rousseff não tivesse sofrido impeachment no ano passado, a obra já teria sido entregue.


— Muita gente que era contra e desdenhou, agora está querendo reivindicar. Tem uma expressão do povo nordestino que diz “não faça festa com chapéu alheio”. É isso que esse governo está querendo fazer. O dono do projeto é o povo nordestino, mas foi o Lula que começou a trabalhar para isso. E se a presidente Dilma não tivesse sido afastada, essa obra já teria sido entregue, conforme ela prometeu, no final de 2016 —defendeu o petista.


Depois de dizer que a transposição do São Francisco não tem pai algum, pois é do povo, em evento em Campina Grande, o presidente Michel Temer se viu obrigado a dizer que a obra foi executada nos últimos governos, sem citar nominalmente seus antecessores Lula e Dilma Rousseff. Do lado de fora da estrutura cercada para a cerimônia, um pequeno grupo de cerca de 50 manifestantes causou incômodo, ofuscando a festa que o governo tinha preparado para comemorar a inauguração do Eixo Leste da Transposição.

Esta é uma obra pensada desde o tempo do Império e executada nos últimos governos. Por isso, eles (os que o antecederam discursando na cerimônia), com a delicadeza e civilidade disseram: quem terminou a obra foi o Temer, mas isso passou por vários governos. Vários governos que merecem o aplauso de todos — disse Temer, complementando em seguida:


— Esta obra, se pudermos falar em paternidade dela, devemos dizer que a paternidade é do povo brasileiro. Não pensem que tem um dinheiro público e outro que vem dos impostos. O dinheiro vem dos impostos. Esta era uma dívida que o governo tem com o povo, e que agora está pagando.


Temer realinhou seu discurso após ver o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), lembrar de Lula, Dilma e o ex-ministro da Integração de Lula, Ciro Gomes. Durante a cerimônia, o vice-líder do governo, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), também fez referência aos governos petistas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem