Lourival Souza: Secretária adjunta de educação e a SOS Vida agendam educação para o trânsito para Itapecuru Mirim


Foi realizada dia 23.05.17, pela manhã, na sede da SEDUC- Secretaria de Estado da Educação no Maranhão, em São Luis, uma importante reunião da SOS VIDA e o Coordenador dos Temas Socioeducacionais da SEDUC, Luis Pedrosa, com a Secretária Adjunta de Educação para as Regionais de Educação, Rosyjane Farias, sobre Educação para o Trânsito.


Foi definido que a formação dos professores da Regional de Itapecuru, em EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO com base no CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO da SOS VIDA/SEDUC, ocorrerá nos dias 20 e 21.06.2017.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei 9.503/1997)
Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.


Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:

I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;

II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores;

III - a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito; IV - a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.

CAMPANHA SOS VIDA FUNDOU CÉLULA NO INTERIOR DO MARANHÃO
Foi fundada em Santa Inês dia 24.05.17, quarta-feira, com sucesso, uma célula da SOS VIDA. O evento de fundação aconteceu na sede Loja Maçônica Sétima Luz da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão-GLEMA naquele município.

Inicialmente o Coordenador-Geral da SOS VIDA, Lourival da Cunha Souza, explicou a todos como e quando surgiu, e a trajetória da CAMPANHA em seus 6(seis) anos de existência.

Depois, muitos representantes de órgãos e entidades presentes realizaram seus pronunciamentos exaltando a importância deste trabalho em prol da paz no trânsito e assumindo o compromisso em participar das atividades pelo trânsito seguro.

Ao final, foi fundada uma célula da SOS VIDA com representantes de todos os órgaos e entidades presentes. O Venerável Mestre da Loja Sétima Luz, Djalma Sarmento, foi eleito o Coordenador da Campanha em Santa Inês.
A imprensa realizou a cobertura do evento.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM SANTA INÊS

A Coordenação Geral da SOS VIDA e a Coordenação da SOS VIDA em Santa Inês reuniram-se dia 25.05.17, das 10 às 11h, com a gestora da URE-Unidade Regional de Educação deste município, professora Maria Zuila de Sousa Silva, na sede da URE.

Ficou acertado ao final, que a formação dos técnicos e professores sobre EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO com base no CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO desta Regional ocorrerá nos dias 10 e 11.08.2017.


Por Lourival Souza

Facebook: Campanha SOS VIDA
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com

Fones: (98)98114-3707(TIM-Whatsapp)
98891-1931(OI)
99202-1431(VIVO)
98423-0606(CLARO)







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem