Prefeito pernanbucano de Belo Jardim, João Mendonça, é cassado pelo TSE

TSE cassou liminar que manteve posse do prefeito João Mendonça, condenado por improbidade administrativa. Novas eleições deverão ser convocadas

Da Editoria de Política




João Mendonça foi condenado por impunidade administrativa em seu primeiro mandato/Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta quinta-feira (11) a liminar que manteve a posse do prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSB) e determinou a realização de novas eleições no município.

A candidatura de João Mendonça havia sido impugnada pelo Tribunal Regional Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que rejeitou as contas do prefeito. Ele foi condenado por improbidade administrativa em seu primeiro mandato, por ter praticado crimes de enriquecimento ilícito, dano ao erário público, pagamento de notas fiscais inidôneas, superfaturamento de obras, pagamento por serviços não executados e fraude em licitação.


O socialista recorreu e obteve liminar provisória concedida pelo presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes, em dezembro de 2016. Candidato mais votado no município, com 37% dos votos (16.077), foi empossado no dia 1º de janeiro de 2017.


A reportagem do JC tentou durante toda a manhã entrar em contato com o prefeito João Mendonça e não obteve êxito. Até a última atualização dessa matéria, a equipe do prefeito não retornou as ligações para o Jornal do Comercio.

A advogada Virgínia Pimentel, que representa o prefeito, afirmou que a defesa vai entrar com novo recurso de embargo. Sobre o afastamento do gestor, ela disse que João não ficará afastado do cargo durante o processo, só se os embargos forem negados pelo TSE.


Novas eleições
Municipal, o vereador Gilvandro Estrela (PV) assume interinamente a prefeitura até que sejam realizadas novas eleições.


O TRE já foi notificado da decisão e vai emitir um comunicado nesta quinta (9) às 16h. Cabe ao tribunal marcar a data das novas eleições em Belo Jardim.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem