Procon Bacabal fiscaliza e notifica agências bancárias


O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon) possui atribuições para aplicar penalidades administrativas aos fornecedores que violam as normas de proteção ao consumidor, mas sua característica principal é de atuar como uma instância de resolução de conflitos de consumo.

Em Bacabal, sob o comando da bacharel em direito Rafaela T. Brissac Florêncio Monteiro, o Procon tem desenvolvido diversas ações para assegurar os direitos dos consumidores, sobretudo os que informam ao órgão, por meio de denúncias, as irregularidades sofridas.

A principal área de atuação do Procon – Bacabal, em consequência da grande demanda, tem sido na efetiva fiscalização e notificação das agências bancárias do município, para que cumpram as determinações previstas no código de defesa do consumidor.

A maior parte das denúncias recebidas pelo Procon contra as agência bancária se dá pelo tempo excessivo de espera para o atendimento. Há relatos, inclusive, da necessidade de permanecer o dia inteiro dentro das agências bancárias para resolver qualquer situação, além da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, principalmente nos fins de semana e feriados.


“A permanência máxima de um cliente bancário na fila para receber atendimento não deve ultrapassar o limite de 30 minutos, o que na pratica não é cumprido pelos bancos, por isso estamos trabalhando diuturnamente, notificando as agências para que possam solucionar essas questões de maneira que venha amenizar o problema que aflige a população. O Procon tem apoio da Prefeitura, e o nosso objetivo é prestar relevantes serviços na luta  em defesa dos interesses dos consumidores bacabalenses”, declarou Rayana Arraes, advogada do escritório de Bacabal.

Da Assecom PMB,com edição

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem