Cada vez mais longe: João Marcelo Souza participa do ID Jovem em Imperatriz e Grajaú

Por Gilberto Leda


Como um grande entusiasta do ID Jovem e defensor do Estatuto da Juventude, o deputado João Marcelo Souza (PMDB – MA) participou do lançamento regional do Programa no Estado do Maranhão. Ontem, sexta-feira (9), a Caravana do ID Jovem esteve em Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado.

A cerimônia oficial de lançamento contou com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, além de secretários municipais, vereadores e líderes da juventude no Município.

Imperatriz é um município com cerca de 320 mil habitantes dos quais 29 mil são jovens e estão aptos a se cadastrarem no Programa ID Jovem.

Durante a manhã de hoje, sábado (10), João Marcelo esteve em Grajaú, participando do lançamento do ID Jovem no Município. Grajaú possui 10,2 mil jovens entre 15 e 29 anos, também aptos a baixarem o aplicativo e se cadastrarem no programa.

A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, do vice-prefeito Gleisson Torres, do ex-prefeito João Pedro, secretários municipais, vereadores, líderes da juventude no Município, além do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, e sua comitiva. Na plateia, a presença icônica dos índios da Tribo Guajajara.

ID Jovem é um documento de identificação que permite acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas, ou com desconto, no sistema de transporte coletivo interestadual (ônibus, trem e embarcação marítima ou fluvial), além da gratuidade de inscrição do ENEM.

O programa é destinado aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O benefício vale também para não estudantes. Para se cadastrar no programa, o beneficiário poderá atualizar os dados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Estado do Maranhão possui mais de um milhão de jovens aptos a se cadastrarem no ID Jovem e usufruírem dos benefícios garantidos no Estatuto da Juventude.

Os prefeitos e os assistentes sociais dos municípios da região Tocantina e também da região do Alto Mearim e Grajaú participaram do lançamento, pela manhã, e da oficina de capacitação, à tarde. Toda a rede pública de assistência social dos municípios vizinhos foi convidada para a oficina de capacitação do ID Jovem.

João Marcelo afirma que a implantação do programa e a capacitação de gestores e assistentes sociais nas cidades de Imperatriz e Grajaú garantirá o acesso dos jovens a todos os benefícios disponibilizados pelo ID Jovem. “É um programa excepcional que proporcionará vários benefícios à juventude carente, com idade entre 15 e 29 anos, além de implementar a Estação da Juventude”, destacou.

Oportunidade
Aproveitando a oportunidade e a proximidade, o deputado João Marcelo esteve ontem, 9, no Município de Cidelândia para participar do lançamento da pedra fundamental de uma escola com duas salas de aula, a Escola Raimundo Massa Bruta. Ao prefeito Fernando Teixeira (PMDB), vereadores e demais lideranças políticas, o parlamentar anunciou o envio de uma ambulância e a construção de 25 cisternas de 25 mil litros cada, adquiridas com recursos oriundos de emendas ao orçamento.

Saindo de Grajaú hoje, 10, João Marcelo foi visitar o ex-prefeito de Barra do Corda, Elizeu Freitas, e seu filho Teto. Os vereadores Nem do Swam e João Pedro Filho também participaram do encontro. Durante a reunião conversaram sobre os rumos da política municipal.

“Em Barra do Corda finalizei a minha jornada do final de semana, apoiando prefeitos e lideranças locais, reafirmando o meu compromisso com o desenvolvimento dos municípios maranhenses”, concluiu João Marcelo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem