Vereador Venâncio do Peixe representa a câmara de Bacabal em reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim realizada em Açailândia


Dando continuidade as ações que desenvolve fora da câmara de Bacabal o vereador Venâncio do Peixe (PDT) participou, no transcorrer desta segunda-feira, 26, na cidade de Açailândia, de audiência pública do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim. O evento aconteceu na câmara de vereadores do município. Venâncio representou o poder legislativo bacabalense.

O vereador Venâncio da Silva Costa é pescador profissional e os comitês de bacias Hidrográficas são colegiados instituídos por Lei, no âmbito do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dos Sistemas Estaduais.

Considerados a base da gestão participativa e integrada da água, têm papel deliberativo e são compostos por representantes do Poder Público, da sociedade civil e de usuários de água e podem ser oficialmente instalados em águas de domínio da União e dos Estados. Existem comitês federais e comitês de bacias de rios estaduais, definidos por sistemas e leis específicas.

Na região do médio Mearim, o Ministério Público em parceria com o governo do Estado e municípios, buscam mobilizar a sociedade civil para forma o primeiro Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim e do Maranhão.

O comitê também se faz necessário porque o Rio Mearim, que banha mais de 80 municípios, sofre com poluição e devastação das margens e ocupação irregular de suas terras.

Atualmente não existe nenhum comitê de bacia hidrográfica no Maranhão. No Ceará, por exemplo, cujos recursos hídricos são bem inferiores, existem 10.




CRECHE NO BAIRRO SANTA CLARA
Na última sessão ordinária da câmara municipal de Bacabal o vereador Venâncio do Peixe teve requerimento aprovado cobrando do prefeito de Bacabal, José Vieira Lins, a urgente construção, instalação e colocação em funcionamento de uma creche no Bairro Santa Clara.

O Pededista explica que a construção de uma creche se faz necessário para atender crianças nos primeiros anos de vida, e dar suporte às mães de famílias que precisam trabalhar fora de casa para sustentar seus filhos, proporcionando assim a qualidade de vida das famílias daquele bairro. Assim, solicito ao Poder Executivo Municipal que viabilize a realização desta proposição, com sentido de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Diz também que 'um dos mais novos bairros de Bacabal, o bairro Santa Clara tem tido um crescimento visível, o que torna aquela localidade bastante adensada. As famílias da região não contam com essa estrutura educacional para abrigar seus filhos, o que vem forçosamente obrigando os pais a deixar seus filhos em casas de parentes e amigos ou a leva-los para outros centros para que possam receber atendimento em educação. O momento que o bairro Santa Clara vive exige que o Poder Público invista em educação para suprir esta demanda. Espero que seja atendida essa minha reivindicação a qual, desde já, agradeço em nome das famílias daquela comunidade.'

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem