Matéria do dia

Rogério Alves: Vamos salvar o Brasil sem buscar salvadores

Por Rogério Alves Advogado O governo Temer representa o fim (ou a continuidade) do grupo corrupto que governa o Brasil desde 2008 e é preci...

Publicidade

OAB intervém e vereador que ameaçou advogado é preso

A atuação da Seccional Maranhense da Ordem junto à Secretaria de Segurança Pública foi determinante para a prisão do parlamentar

BY MARCO AURÉLIO D'EÇA

Ciente do seu papel da defesa intransigente da advocacia é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), através do firme e responsável empenho do Conselheiro Estadual Sérgio Aranha, interveio junto à Superintendência da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e passou a acompanhar de perto o caso do advogado ameaçado de morte pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís Gonzaga, o vereador Danilo (PDT).


“A OAB Maranhão recebeu a denúncia do advogado Bismarck Salazar e prontamente fui orientado pelo presidente da Ordem, Dr. Thiago Diaz a acompanhar o caso de perto, para garantir a segurança do profissional”, disse o Conselheiro Estadual da Seccional Maranhense da Ordem, Sérgio Aranha.
Assim que recebeu a denúncia, a Ordem passou a acompanhar o caso e a apoiar as ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública através da Superintendência do Interior por meio do delegado Dicival Gonçalves.


A pronta ação da OAB/MA junto à Polícia Civil permitiu que o presidente da Câmara de São Luiz Gonzaga fosse convidado a comparecer à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Após busca no veículo do vereador, foi encontrada uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 38 que, por não possuir registro, foi apreendida e não tendo, o vereador autorização para portá-la foi de imediato preso em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.


A OAB Maranhão não tem medido esforços para garantir os direitos dos advogados em exercerem livremente a advocacia como determina a própria Constituição Federal ao afirmar em seu artigo 133 que “o advogado é indispensável à administração da Justiça…”.


Assim, a Seccional Maranhense da Ordem tem buscado por meio de uma gestão integrada com as Subseções, com os seus Conselheiros Federais, com os Conselheiros Estaduais e com todas as suas Comissões agir para que cada profissional da advocacia que atua no Estado do Maranhão, tenha seus direitos respeitados e possam livremente exercer seu trabalho sem ameaças.