Matéria do dia

Rogério Alves: Somos a Porta da Justiça.

Rogério Alves Advogado Com a indefinição do entra e sai de Zé Vieira da prefeitura fiquei aguardando os acontecimentos para me manifes...

Publicidade

Vereador Serafim Reis requer recuperação da estrada de Alto Fogoso


A imediata melhoria das condições de infraestrutura da estrada que liga a BR-316 ao Povoado Alto Fogoso, esse foi o teor do requerimento proposto pelo vereador Serafim Reis (PDDB), aprovado de forma unânime, na sessão de ontem, 31, da câmara municipal de Bacabal.
Para  convencer aos seus pares o parlamentar peemedebista explicou que "as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas."

Disse também que "são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção chegam às propriedades rurais e que estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado."

Garantiu que "trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final."

Asseverou que "o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições das estradas. A necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos."

Frisou que "o deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida."

E finalizou afirmando que "Alto Fogoso é um dos mais importantes e um dos maiores povoados do município de Bacabal. A comunidade moradora daquela área merece ser contemplada com essa obra de recuperação, pois já viveu um período chuvoso muito difícil e pode continuar a viver grandes problemas mesmo com o período de estiagem em razão das péssimas condições em que a estrada se encontra."