Edgar Moreno: Da coluna e do jornal


Por Edgar Moreno
COSTA FILHO, João Batista da que também representa o heterônimo Edgar Moreno.


Em março de 2009, sentindo necessidade de divulgar seus escritos, e, vendo entre a crônica e o jornal uma ideal parceria para a produção, publicação e divulgação desse gênero literário entre nós, o poeta Costa Filho procurou os dois principais jornais impressos da cidade visando uma coluna própria e permanente. A ideia foi elogiada e muito bem aceita por Marcos Boa Fé, então editor de O Mearim. De imediato o também poeta e compositor, disponibilizou um espaço fixo – a coluna Crônica em foco. Já na edição seguinte (março ou abril) foi publicada a primeira crônica intitulada Dos inícios, acompanhada de uma matéria de estreia da coluna.


Ao deixar a função quiçá ainda em 2009, Boa Fé e Edmilson Filho, diretores do jornal recomendaram a coluna ao novo editor-chefe Antônio Jakson, chegado de Capinzal do Norte, com quem Costa fez boa amizade, tornando-se o editor, ao mesmo tempo, adepto da coluna e exímio leitor das Crônicas de Edgar.
Circulando em diversas cidades do Maranhão, a coluna se fez um espaço apreciado e mesmo aguardado pelos leitores, que através da pena leve, crítica e humorada do cronista, acompanham, por uma veia literária, aspectos históricos, cotidianos e crítico-sociais relacionados com a cidade de Bacabal e sua gente, com nuances gerais da vida.


ÍNTEGRA DA MATÉRIA DE ESTREIA DA COLUNA CRÔNICA EM FOCO NO JORNAL O MEARIM


Coluna “Crônica em foco“ estreia
em “O Mearim”

A partir desta edição estreia nas páginas deste periódico a coluna “Crônica em foco”, assinada pelo cronista Edgar Moreno.
Reconhecendo que a crônica – gênero textual tão bem cultivado por Machado de Assis e tantos outros literatos – vem, ao longo da história jornalística se destacando como um dos textos mais apreciados pelos leitores do bom gosto. O jornal “O Mearim” abre os braços para este cronista, que pretende trazer à tona da imprensa escrita, os singulares traços do cotidiano bacabalense em seus mais diversos ângulos.


“Penso já está na hora de a crônica bacabalense ocupar espaço na imprensa local e mesmo regional. Certamente que a mais nova coluna de ‘O Mearim’ vem cumprir a um só tempo, uma função, não apenas informativa, mas social e literária, questionando e pintando, em cor local, nossa gente, nossa cidade, a vida e suas implicações, tal como cabe à crônica. Isto é também uma forma de valorização da literatura local por parte do jornal que, num gesto de ‘boa fé’, abraça esta ideia”, afirma o colunista jubiloso.

Mas quem é Edgar Moreno? Não será de todo estranho para o bacabalense, contudo, a priori, sugerimos ao leitor que primeiro deleite-se no teor das crônicas que hão de vir da pena do autor especialmente para os leitores d’O Mearim.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem