Lourival Souza: Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes de trânsito

Resultado de imagem para lourival souza sos vida

A SOS VIDA como de costume e a exemplo do que fez desde o ano de 2011 já iniciou no mês passado as articulações com dezenas de parceiros para a realização da celebração do DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO. Este dia será lembrado em uma manifestação pública dia 19.11.2017(terceiro domingo de novembro), das 8h às 11h, na Av. Litorânea, na Praia de São Marcos, em São Luis.

Um dia para homenagear a vida


O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi criado em 1993, pela Road Peace, uma organização do Reino Unido, em prol das vítimas de acidentes rodoviários. Desde então, a Road Peace, a Federação Europeia e as organizações parceiras, realizam essa mobilização em todo o mundo.

Em outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução 60/5 para melhorar a segurança rodoviária no mundo. A resolução convida os Estados-Membros e a comunidade internacional a designar o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial de lembrança às Vítimas da Estrada.


A celebração deste dia é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao terrível custo humano, ao grave problema de saúde pública e também ao enorme custo econômico que é a violência no trânsito oriunda das mortes e dos acidentes de trânsito em geral.


DESEMPENHO BRASILEIRO NO CUMPRIMENTO DA META DA DÉCADA MUNDIAL DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA VIÁRIA
O período de 2011 a 2020 foi definido pela Organização das Nações Unidas como a Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, com o objetivo de reduzir em 5 milhões os números de mortes no trânsito, o que representa 50% da projeção do número de mortes no mundo para 2020. Para isso, a partir de exemplos de sucesso no desenvolvimento da segurança viária, a ONU elencou cinco pilares de atuação para alcançar o objetivo mundial: usuários mais seguros, veículos mais seguros, vias e mobilidade seguras, atendimento de saúde e gestão da segurança viária.


Com o elevado número de mortes, passando de 42 mil fatalidades em 2010 (de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde), o Brasil apresentava um grande desafio para o cumprimento da meta da Década que estava prestes a iniciar. De acordo com projeções elaboradas pela equipe técnica do Observatório, tomou-se como meta chegar a redução anual de 3% no número de mortes no trânsito entre 2011 e 2020, atingindo, em 2020, o valor de menos de 32 mil vítimas fatais do trânsito – metade da previsão para 2020.


O Brasil começava a década com 42,5 mil mortes e este número continuou em uma tendência geral de crescimento até 2014, quando chegou a 43.780 mortes. Na continuidade dessa perspectiva, o Brasil estaria muito, mas muito longe mesmo de atingir a meta da Década, caminhando no sentido exatamente oposto de aumento do número de mortes no trânsito.


No entanto, os dados oficiais mais recentes de 2015 apresentaram uma substancial redução no número de mortes (38.651 mortes no trânsito – uma redução de aproximadamente 12% em relação à 2014) , em uma recuperação da perspectiva de o Brasil conseguir sim cumprir a meta da Década. Em termos absolutos, foram poupadas mais de 5 mil vidas, o que levou a estatística brasileira aos níveis de antes de 2010. Ainda que a nova tendência projetada incluindo esta redução coloque o país bem mais próximo da meta da Década, é preciso garantir a continuidade da redução para os próximos anos, recuperando o “tempo perdido” na primeira metade da Década. Fonte: www.onsv.org.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.


Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.


MORTES NO TRÂNSITO NO MARANHÃO E EM SÃO LUIS
NO MARANHÃO
Em 2016 – 1.684 mortes
Em 2017 – 668 óbitos
EM SÃO LUIS
Em 2016 – 245 mortes (mais de 20 óbitos por mês)
Em 2017 – 90 mortes
Fonte: SIM-Sistema de Informações de Mortalidade(MS)



Resultado de imagem para lourival souza sos vida

Por Lourival Souza

Facebook: Campanha SOS VIDA
E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com

Fones: (98)98114-3707(TIM-Whatsapp)
98891-1931(OI)
99202-1431(VIVO)
98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem