Estudantes devem tomar posse nesta sexta-feira no programa Parlamento Estudantil Maranhense

Andressa Valadares, Agência Assembleia


A Assembleia Legislativa já está com tudo pronto para receber os 22 estudantes selecionados no programa Parlamento Estudantil Maranhense 2017. A consultoria legislativa finaliza os últimos detalhes para que a programação saia dentro do que foi planejado. Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, os deputados estudantes vão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança da Casa.

A programação acontecerá durante todo o dia e em duas etapas. Pela manhã, os estudantes vão visitar a sede do Legislativo para conhecer o funcionamento da Casa e, em seguida, assistir a uma palestra sobre o processo legislativo, que será ministrada pelo consultor Legislativo de Direito Constitucional, Anderson Rocha. Já durante a tarde será a vez do início dos trabalhos parlamentares, com a eleição e a posse da Mesa Diretora.

“Nós vamos falar a respeito do processo legislativo, explicando que tem todo um trâmite na legislação federal, também para a nossa legislação estadual e leis municipais. Também trataremos de algumas matérias importantes, que o Legislativo pode tratar por meio de Lei Estadual, as políticas públicas, bem como a fiscalização, que é uma das principais funções do Legislativo”, adiantou o consultor Anderson Rocha.

O Parlamento Estudantil conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que realizou a seleção dos estudantes inscritos. Foram mais de 244 projetos apresentados. O objetivo é levar o aluno a pensar na sua realidade, observando os problemas e propondo soluções por meio de propostas de lei sobre qualquer tema.

“No dia 23 de novembro vão chegar todos os alunos e, no mesmo dia, teremos uma reunião, juntamente com o pessoal do Cerimonial e os estudantes participantes. No dia 24 de novembro eles vão conhecer a Casa, visitar todos os departamentos, assistir a uma palestra e, na parte da tarde, começa a sessão no Parlamento. O presidente da Casa irá diplomar todos eles e terá a eleição da Mesa Diretora”, explicou Aristides Lobão, consultor-geral da AL.

Ele também destacou a importância do programa como mais uma forma da Assembleia se aproximar da sociedade. “É importante para que eles despertem o interesse em participar do processo políticos dos seus municípios”, completou.

O Parlamento Estudantil Maranhense foi implantado na gestão do então presidente da Assembleia Legislativa, João Evangelista. O programa foi executado em dois períodos, de 2005 a 2009. Em 2016, a Assembleia reativou e readequou em estrutura e metodologia nos moldes do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem