Professor bacabalense titular da cadeira de química na Universidade Federal Fluminense, Walkimar Carneiro, ganha a importante Medalha Walter Baptist Mors

O professor bacabalense José Walkimar de Mesquita Carneiro, filho de tradicional família bacabalense, titular da cadeira de química da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro, foi agraciado com a Medalha Walter Baptist Mors, um dos mais importantes prêmios do país.

Aluno do Colégio Governador Sarney e da Universidade Federal do Maranhão o professor Walkimar Carneiro recebeu a medalha na categoria Pesquisador Sênior. Esta honraria é concedida pela Sociedade Brasileira de Química, para membros da comunidade científica, por sua elevada contribuição para a Química no Estado do Rio de Janeiro.

Quem foi Walter Baptist Mors
Nascido em São Paulo no ano de 1920, Walter Baptist Mors bacharelou-se em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e obteve a livre-docência pela Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador 1-A do CNPq, foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências em 1959, sendo secretário-geral da ABC durante três mandatos.


Walter Mors atuou no Instituto Agronômico do Norte do Ministério da Agricultura, em Belém, Pará. Foi lá que adquiriu o gosto pela Botânica Econômica que cultivou durante toda a vida. Mais tarde transferiu-se para o Instituto de Química Agrícola, no Rio de Janeiro, onde consolidou sua afeição pela química dos produtos naturais e seu interesse pelas relações entre química e sistemática botânica.

Como bolsista da Fundação Rockefeller, trabalhou então na Wayne State University, em Detroit, com o professor Carl Djerassi, uma das maiores estrelas da Química de Produtos Naturais de todos os tempos e o impulsionador desta área, nos anos 60, no Rio de Janeiro.

O Professor Mors faleceu no Rio de Janeiro no dia 6 de outubro. Seu pioneirismo na química de produtos naturais no Brasil o coloca para sempre na história da ciência brasileira.

Adaptado do boletim da Academia Brasileira de Ciências



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem