Vereador Bacabalense Venâncio do Peixe é eleito vice-presidente do Comitê de Bacia do Rio Mearim

A eleição e posse aconteceu ontem, 24, em Pedreiras, e foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)



O vereador bacabalense Venâncio do Peixe (PDT) foi eleito vice-presidente do Comitê de Bacia do Rio Mearim. Venâncio é presidente do Sindicato dos Pescadores de Bacabal e militante do movimento que defende a proteção e recuperação do rio com adoção de políticas e ações que alcancem esse objetivo a curto prazo.

O novo presidente do Comitê é Zé Filho Sousa e a entidade ainda elegeu como secretário Matias Silva, titular da pasta do meio ambiente do município de Poção de Pedras.



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizou nos dias 22 e 23, em Chapadinha, e 23 e 24, Pedreiras, respectivamente, Plenária Ordinária, capacitação e posse do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Munim e Assembleia Geral de Capacitação, Eleição e Posse da Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim.



Na ocasião, foram discutidos temas como o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos; legislação e instrumentos de gestão; o que é e o que faz o comitê; competências, desafios e perspectivas e muito mais.


Os comitês são colegiados formados por representantes da sociedade civil organizada, usuários de água e representações do poder Público. Tem entre suas atribuições promover debates relacionados com os recursos hídricos, articular a atuação das entidades, propor planos, programas e projetos para a utilização de recursos hídricos da respectiva bacia hidrográfica.

O Estado possui esses dois comitês e já em andamento os dos rios Itapecuru, Balsas, Preguiças e Parnaíba. Este último em parceria com os estados do Piauí e Ceará. Neste ano, iniciaram as capacitações para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças e Itapecuru.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem