Câmara aprova títulos de cidadania bacabalense para os padres Lauro Carvalho e Ribamar Cardoso e para o Frei Osmar Rodrigues

A câmara municipal de Bacabal aprovou, na sessão ordinária realizada ontem, 06, quarta-feira, a outorga de títulos de cidadania bacabalense para os Padres Lauro Henrique Conrado Carvalho, pároco da Catedral Diocesana de Santa Teresinha e Ribamar Cardoso Lima, pároco da Igreja de Sant’Ana e São Joaquim, e, para o frei Osmar Rodrigues de Jesus, pároco da Igreja de São Francisco das Chagas. As três honrarias foram aprovadas por unanimidade e a data para a entrega das mesmas ainda será marcada pela Mesa Diretora. 

Padre Lauro
Resultado de imagem para PADRE LAURO BACABAL

O título do Padre Lauro Henrique Conrado Carvalho foi uma inciativa do presidente do poder legislativo, vereador Edvan Brandão (PSC), que justificou a láurea mostrando que Lauro Henrique Conrado Carvalho nasceu na cidade de Pedreiras, localizada na Região do Médio Mearim, no dia 21 de maio de 1982. É filho de José de Ribamar Carvalho e Maria de Lourdes Conrado Carvalho. O batismo aconteceu no dia 21 de janeiro de 1995. Os padrinhos foram José Augusto de Sousa e Maria Nunes Sousa.

Entre 1989 a 31 de dezembro de 1997 o padre Lauro Carvalho cursou ensino fundamental na Unidade Integrada Oscar Galvão. O ensino médio foi cursado no Centro de Ensino Professora Leda Maria Chaves Tajra. A duas instituições de ensino estão localizadas na cidade de Pedreiras, terra natal do padre.

O Curso de Filosofia foi cursado no Centro de Ensino Universitário Clarentiano Batais, em São Paulo (SP), no dia 18 de Janeiro de 2005. Já o Curso de Teologia foi feito no Iesma. A primeira ordenação diaconal aconteceu no dia 18 de novembro de 2009, na catedral Diocesana Santa Teresinha.


A segunda ordenação diaconal aconteceu no dia 28 de novembro de 2009, na Paróquia de São Benedito, na cidade de Pedreiras. O padre Lauro Carvalho foi vigário da Paroquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Lima Campos. Atualmente é pároco da Catedral Diocesana de Santa Terezinha, em Bacabal.

Padre Ribamar

Resultado de imagem para PADRE RIBAMAR BACABAL

O título do Padre Ribamar foi uma iniciativa do vereador Manuel da Concórdia (Podemos), que justificou o diploma explicando que José Ribamar Cardoso Lima Nasceu em 07 de dezembro de 1966 em Buriti de Inácia Vaz. É filho de José Barreto Cardoso e Maria do Socorro Lima Cardoso. Cursou o ensino infantil na Escola Arnaldo Ferreira, o ensino fundamental no Centro Educacional do Maranhão, o ensino médio na Escola Técnica Estadual do Maranhão (curso de edificações), o ensino superior no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (curso de filosofia) e no Instituto Regional de Formação Presbiteral do Pará (curso de teologia). 

Padre Ribamar é mestrado em teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana da Itália, e têm os cursos de Logoterapia o psicopatologia, relações humanas e da personalidade pela Universidade Pontifícia Salesiana da Itália, pedagogia catequética pela Universidade Estadual de Munique (Alemanha), metodologia catequética pela Universidade Católica de Lyon (França), psico-pedagogia pela Universidade Pontifícia Salesiana da Itália, língua italiana, língua inglesa e língua espanhola. Já foi diretor do Estudandos dos Capuchimos de Belém do Pará, professor de teologia pastoral e de psicologia das relações humanas em Belém do Pará, além de assessor da pastoral da juventude da Arquidiocese de Belém, assessor da pastoral da juventude do Regional Norte II Pará e Amapá, presidente da Conferência dos Religiosos do Amapá, Mestre de Noviços Capuchinos em Macapá, diretor do Centro de Formação Humana Frei Daniel de Saramate em Macapá, pároco da Paróquia de São Raimundo Nonato em Tuntum - Maranhão, pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Tresidela do Vale – Maranhão, diretor espiritual da Renovação Carismática no Amapá.

Também já foi diretor espiritual da Renovação Carismática de Bacabal, administrador do Centro de Formação Humana Frei Osvaldo Coroninni, assessor do setor juventude da Diocese de Bacabal, presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pedreiras e Região, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão.

Atualmente é Pároco da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim , Ecônomo diocesano, coordenador diocesano de pastoral, Vigário da forania de Bacabal, Presidente da Apac e Presidente do Navibal : núcleo de apoio à vida de Bacabal. Foi por três vezes secretário adjunto de humanização prisional do Estado do Maranhão.

Frei Osmar

a Iniciativa de conceder o título para Frei Osmar foi dos vereadores Reginaldo do Posto (PRP) e Nathália Duda (PMDB). Eles justificaram a outorga mostrando que Osmar Rodrigues de Jesus nasceu em Aparecida (SP) em 30 de setembro de 1980 de uma família de (6) seis irmãos, é filho de João Rodrigues de Jesus e Francisca Rodrigues de Sousa. É um frade franciscano católico da Província Franciscana do Maranhão e Piauí, atualmente é Pároco da Paróquia São Francisco das Chagas (onde congrega mais de 50 comunidades, dividida pela Zona Urbana e Rural da cidade).

É Formado em Filosofia pelo ICESPI (Instituto de Estudos Superiores do Piauí) e Teologia pelo IESMA (Instituto de Estudos Superiores do Maranhão), ordenou-se padre no dia 26 de Maio de 2012, em Lago da Perda (MA), pelas mãos de Dom Armando Martín.


Frei Osmar tornou-se conhecido por realizar juntamente com seus paroquianos, projetos religiosos-culturais, entre eles destacam-se a idealização das edições da Procissão do Fogaréu, onde reúne mais de 10 mil pessoas na cidade no período da Semana Santa, Alto de São Francisco (evento este que pela primeira vez realizado, atraiu milhares de pessoas com o apoio da equipe da Associação de Teatro da cidade de Caxias (MA), retratando a vida de São Francisco de Assis, e sobretudo realiza atendimentos pastorais a enfermos nos hospitais, e na Unidade Prisional de Ressocialização do Piratininga onde recentemente 12 detentos receberam o sacramento do Batismo, onde periodicamente são visitados.

Entre tantos trabalhos, que no qual Frei Osmar realiza, um deles é levar Jesus Cristo para as pessoas pelo seu carisma amigo, acolhedor e humano com todos. Diante do exposto, solicito aos nobres pares, aprovação do requerido.




1 Comentários

  1. Mais que merecidos os títulos,pois trata-se de três grandes personalidades que prestam belos trabalhos em nossa sociedade. Minha admiração aos vereadores pela inciativa e principalmente aos sacerdotes padre Lauro, padre Ribamar e frei Osmar... homens de Deus,a servico do Pai.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem