Lourival Souza: Campanha SOS Vida é agraciada com o troféu sentinela do trânsito

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A Campanha SOS VIDA pela paz no trânsito da Maçonaria do Maranhão, através do seu Coordenador Geral, Lourival da Cunha Souza, recebeu dia 15.12.2017 o troféu SENTINELA DO TRÂNSITO, categoria Sociedade Civil, na premiação oferecida pelo Observatório do Trânsito do Maranhão. A solenidade de entrega ocorreu das 19h às 21h30 no auditório Desembargador Filgueiras do Fórum Desembargador Sarney, no Calhau, em São Luis.




A premiação do Observatório ainda contemplou as categorias setor público, gestores municipais, parlamento, iniciativa privada e imprensa.

Os vencedores das outras categorias foram: setor público- Secretário de Governo Antonio Nunes, pelas suas ações quando foi Diretor Geral do DETRAN-MA; gestores municipais – a prefeita de Rosário Irlai Moraes; parlamento- o Deputado César Pires, enquanto presidente da Frente Parlamentar em defesa da vida no trânsito na Assembleia Legislativa; iniciativa privada- a empresa CEMAR pela sua política de segurança no trânsito de seus trabalhadores; imprensa – o Jornal O Estado do Maranhão pela série de reportagens realizadas em maio/17 sobre a licitação do transporte público em São Luis.

O objetivo do troféu é agraciar anualmente todos aqueles que mais se destacaram na luta pelo trânsito seguro nas categorias acima relacionadas.
A coordenação da SOS VIDA ficou muita feliz e agradecida com o recebimento do prêmio e louva a iniciativa do Observatório do Trânsito. Ressalata que a premiação é mais um estímulo para continuar nesta luta incessante da SOS VIDA pela paz no trânsito no estado do Maranhão.


MODERAÇÃO DO TRÁFEGO


Para diminuir a freqüência e a gravidade dos acidentes, a moderação do tráfego procura reduzir a velocidade dos veículos e mudar o comportamento dos motoristas, utilizando alterações nas características das vias.

A moderação do tráfego tem por objetivo inserir a circulação dos veículos dentro um processo de desenvolvimento sustentável da cidade: preservar o ambiente urbano e a qualidade de vida, e, ao mesmo tempo, garantir a mobilidade das pessoas e dos bens assim como a acessibilidade aos vários locais e atividades. A melhoria das condições de segurança do tráfego é o primeiro critério neste processo.


Principais dispositivos utilizados
· Lombada, platô, almofada anti-velocidade;


· Chicana, estreitamento da via, quebra da linearidade com efeito de estimular a atenção do motorista; Canteiro central;· Materiais para pavimentação com cores e texturas diferenciadas;


· Mobiliário urbano e elementos paisagísticos salientando o contexto urbano; Nivelamento da via com a calçada para eliminar a preferência dos veículos sobre os pedestres.


Cenários urbanos e Traffic Calming, Ricardo Esteves, Janeiro 2003.
A pesquisa, realizada na Inglaterra e no Brasil, apresenta com muitos exemplos as técnicas de moderação do tráfego e investiga a possibilidade de utilizá-las em cidades brasileiras. Fonte: www.vias-seguras.com


CUSTOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS RODOVIAS FEDERAIS ASSOCIADOS ÀS MODALIDADES DE TRANSPORTE EM 2014




CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:


I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;
II - segurando o guidom com as duas mãos;


III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.



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Por Lourival Souza

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