CBH do Rio Mearim elabora cronograma de ações


A nova direção do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBHRM), que tem como vice-presidente o vereador bacabalense Venâncio do Peixe (PDT), que é pecador e presidente do sindicato dos pescadores do município, reuniu-se ordinariamente na cidade de Pedreiras para elabora o cronograma de ações da entidade a ser realizada no primeiro semestre deste ano. 


  
As ações, descritas acima, constam da realização de audiências, encontros, reuniões e assembleias, além de fóruns e eleições suplementares, que pretendem envolver todas as comunidades que sofrem a influência econômica e social da bacia.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988.


A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos.

Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem