Vereador Venâncio do Peixe se reúne Secretário Nacional da Aquicultura e da Pesca, Dayvson Franklin de Souza, que anuncia recadastramento para resolver o problema dos cortes no Seguro Defeso

Venâncio do Peixe com Dayvson Souza.
O vereador Bacabalense Venâncio do Peixe (PDT) se reuniu, na manhã do último sábado, 20, em São Luís, com o Secretário Nacional da Aquicultura e da Pesca, Dayvson Franklin de Souza, para tratar do corte do seguro defeso que atingiu milhares de profissionais no país e n o Estado do Maranhão, sendo centenas deles pescadores de Bacabal.

O parlamentar, que é presidente do Sindicato dos Pescadores de Bacabal, além de vice-presidente do Conselho de Bacia do Rio Mearim, conseguiu com o secretário nacional o compromisso de que a sua pasta vai realizar um novo processo de recadastramento que permita que o problema do corte que afetou os profissionais seja resolvido.

Dayvson de Souza ainda não anunciou a data em que o processo acontecerá, mas deu garantias que o mesmo será colocado em prática em um curto espaço de tempo.

O corte
A exclusão de milhares de pescadores do direito ao Seguro Defeso se deu Decreto Presidencial N. 8.967/17, assinado no dia 24 de janeiro deste ano, pelo presidente Michel Temer (PMDB). 

O decreto dispõe sobre critérios para obtenção do Registro Geral da Atividade pesqueira e a concessão do seguro defeso ao pescador profissional, além de excluir milhares de pescadores ao afirmar que ficam dispensados da inscrição aqueles que praticam atividade de pesca como fins de: consumo doméstico ou escambo sem fins lucrativos; como amadores que utilizam linha de mão ou caniço simples e indígenas que praticam a atividade pesqueira para subsistência.

O presidente do do Sindicatos dos Pescadores de Bacabal, Venâncio do Peixe, destacou que os pescadores da área ribeirinha estão clamando por socorro, pois o Poder Público não se preocupou em ouvir as famílias. “Estamos sendo prejudicados com esse decreto. Queremos apenas conseguir nosso sustento diário. Precisamos que o Governo olhe para nossa região com mais carinho”, disse.

Expressou ainda o descontentamento com os critérios da decisão tomada pelo Governo Federal. “Chega de sermos escadas para subirem por cima e pisarem como se fôssemos lixo. Não vão ser as autoridades que vão dizer quem é pescador e quem não é. Nós sabemos o que somos. Pescador de caniço e linha são pescadores e ninguém pode dizer que não é”, destacou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem