Lourival Souza: SOS Vida entrega placa de agradecimento ao Cerest e acerta fortalecimento da parceria com os Demolays

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Durante a reunião ordinária da Campanha SOS VIDA realizada no dia 15.02.2018, a Coordenação da Campanha entregou uma placa de agradecimento ao CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual, pela boa parceria que mantém com a Campanha SOS VIDA, em especial colaborando com a CAMPANHA EDUCATIVA EM FAIXAS DE PEDESTRES.



Quem recebeu a placa foi o Coordenador do CEREST, Luciano Mamede, que agradeceu e disse que a parceria será fortalecida neste ano de 2018.

Durante a reunião também foi acertada com os jovens do capítulo DeMolay Juventude Fraterna nº 212 o fortaleciemnto da parceria com a SOS VIDA, especialmente quanto a atuação nas redes sociais.

COMPORTAMENTOS OPRESSORES NO TRÂNSITO
Por Dr. Dirceu Rodrigues Alves Junior*

É assustador o que se vê no trânsito hoje em dia.É a máquina sobre rodas virando escudo e arma ao mesmo tempo. Falta educação, gentileza, cordialidade e cidadania. Mas existem alguns comportamentos que assustam, intimidam e geram insegurança a todos nós.

Vamos chamar de psicopatias ou sociopatias o Transtorno de Personalidade Antissocial. Nessa condição nosso motorista vê as pessoas como objeto. Ele é consciente, sabe o que está fazendo, nunca identifica seu erro. Isso não tem cura, é um processo crônico, evolutivo. Ele é capaz de atropelar um pedestre, dar uma fechada num outro veículo causando dano pessoal e material e nem se importar com isso. Nunca sente remorso dos erros e absurdos cometidos. É avesso a vida associativa.


O raciocínio, razão, emoção são nulos.


Os loucos são tratáveis. São inconscientes, não têm razão e são afogados por excesso de emoções.


Existem ainda os distúrbios comportamentais ou comportamento antissocial gerados pelo uso do álcool e drogas de maneira isolada ou crônica.
Álcool e drogas atuam no cérebro alterando funções cognitiva (atenção, concentração, raciocínio, vigília), motora (reflexos, movimentos coordenado) e sensório perceptivo (tato, audição, visão).


Tanto um como outro agem deprimindo o sistema nervoso central. Provocam distúrbios comportamentais, geram fatos policiais e empreguinam o nosso trânsito.

Temos ainda, indivíduos portadores do Transtorno Explosivo Intermitente (TEI). São aqueles chamados de Pavio Curto. Trata-se de um quadro psiquiátrico em que o indivíduo perde a estribeira, perde a tranquilidade e parte para o ataque. Faz escândalo, berra, grita, xinga, faz ameaças, é capaz de destruir objetos, bater no veículo que supostamente lhe incomoda sendo capaz de saltar e agredir fisicamente ou através do que tiver nas mãos. Torna-se elemento extremamente perigoso porque não tem limites. Naquele momento se acha pleno de razão. São esses que intimidam as pessoas no trânsito.


O quadro aparece de maneira súbita, inesperadamente diante do que julga ter sido agredido, ultrajado, explode com esse distúrbio tornando-se extremamente perigoso diante do que julga ser o seu algoz.


Interessante que após o fato demonstra vergonha, arrepende-se e julga-se culpado.Esse é o inimigo que mais vemos presente no dia a dia do nosso trânsito, que gera violência, agressões e desencadeia a Fúria no Trânsito.

É o elemento que sempre está na defensiva e repentinamente, quase sempre sem motivo mais justo, parte para o ataque enfurecido, dá fechada, joga o farol alto, cola na traseira, tornando-se um invasor da tranquilidade e do espaço alheio.Fatores biológicos, psíquicos, sociais e ambientais são os desencadeantes desse transtorno.

Há necessidade de se buscar auxílio psicológico e psiquiátrico por conta própria e muitas vezes por orientação da família que teme os momentos mais agudos das crises. Não podemos e não devemos deixar tais quadros evoluírem e levarem os portadores a conflitos no trânsito que podem chegar à prisão ou morte.


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Dirceu Rodrigues Alves Junior é Diretor de Comunicação da ABRAMET
Fonte: www.abramet.com.br
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO( Lei nº 9.503/97)
Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

II - segurando o guidom com as duas mãos;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN. 




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Por Lourival Souza


Campanha SOS VIDA
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