Pré-candidatura do vereador Coronel Egídio foi o vetor da saída do suplente de deputado federal Alberto Filho do MDB

Abel Carvalho


Anunciada e divulgada de forma açodada e unilateral a pré-candidatura a deputado estadual do vereador Coronel Egídio (MDB) foi a origem da saída do suplente de deputado federal José Alberto Oliveira Veloso Filho do  partido Movimento Democrático Brasileiro.

Veloso Filho, que já definiu e anunciou a sua 'descida' e pré-candidatura a deputado estadual, pretendia permanecer na legenda e negociou sua permanência, condicionando o apoio integral do partido ao seu nome, ou, no máximo a dividir espaço com o deputado estadual Roberto Costa, caso o mesmo seja efetivamente candidato a reeleição.

O suplente de deputado federal também articulava sua saída negociando com outras legendas, entre elas o PP do prefeito interino - alçado ao cargo pela famo$a liminar do Gilmar - José Vieira Lins.

Como o presidente regional do MDB, senador João Alberto Souza, não teve forças para barrar a pretensão do seu ex-assessor militar, mesmo sabendo que essa candidatura pode tirar votos do próprio Roberto Costa, em caso de se confirmar sua candidatura a reeleição.

A quem diga que Alberto Souza quer dividir para ampliar a votação do seu filho João Marcelo Souza a deputado federal no município, uma vez que ele é candidato a reeleição de deputado federal. Teoria tola e que não se sustenta porque o grupo é um só e os eleitores são do mesmo segmento.

Preocupação
Como a anunciada candidatura de Egídio não foi estancada pelo MDB, Alberto Filho preferiu deixar o partido e se aninhar no PP de José Vieira. A esperança dele é a mesma de, pelo menos dois os três pré-anunciados candidatos que já estão no mesmo grupo: 'o apoio e os votos' que Vieira deve, hipoteticamente, transferir, tese que só se sustentaria, em parte, se o velho caudilho se mantivesse como prefeito até as eleições.

Entretanto a grande preocupação dos poucos analistas que já se atreveram a estudar o fato, principalmente dos alinhados ao grupo 'controlado' pelo senador João Alberto, é com  a extensão da aliança entre Vieira e os Velosos, pai e filho. Foi exatamente a construção desta aliança que tirou dos braços do deputado Roberto Costa a anunciada vitória e tomada da prefeitura de Bacabal no último pleito.

Em caso de novas eleições municipais, caso teoricamente configurado, a candidatura de Roberto Costa e acensão do grupo do velho Carcará novamente ao poder está seriamente ameaçada, outra vez.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem