Lourival Souza: Todos Pela Vida no Trânsito decide realizar seminário sobre trânsito em Pinheiro



Da esq. para a direita: Chicão(Observatório do Trânsito), Cel. Luongo(Comandante-Geral da PMMA), Dr. Luiz Gonzaga(Procurador-Geral), Dra. Larissa Abdala(Diretora-Geral do DETRAN), Lourival Cunha(Coordenador-Geral da SOS VIDA) e Dr. Marco Amorim(Dir. Assuntos Institucionais do MPMA).



O Grupo Técnico da Rede TODOS PELA VIDA NO TRÂNSITO decidiu em sua última reunião realizada dia 10.07.2018 no gabinete do Procurador Geral de Justiça do Maranhão, Dr. Luiz Gonzaga Coelho, realizar o 4º Seminário sobre Municipalização no Trânsito em Pinheiro-MA, no dia 30.08.18.
O objetivo destes eventos é mostrar aos prefeitos a exigência da legislação quanto a municipalização do trânsito, estimulá-los quanto a integração dos seus municípios ao Sistema Nacional de Trânsito e apresentar as medidas que o Ministério Público Estadual adotará caso a legislação não seja atendida.

A SOS VIDA exorta que todos os prefeitos implantem a Educação para o Trânsito em seus municípios e, para tanto, oferece sua contribuição com a doação de CADERNOS DE APOIO PEDAGÓGICO para os professores.


RODOVIAS EM BOAS CONDIÇÕES, MAS SEM SINALIZAÇÃO ADEQUADA E SEM FISCALIZAÇÃO, LEVAM A ACIDENTES MAIS GRAVES, DIZ ESTUDO DO OBSERVATÓRIO


Análise foi divulgada pela imprensa nacional e reforça importância de medidas em favor de um trânsito mais seguro

Quanto melhor é a condição de infraestrutura das rodovias federais brasileiras, maior é a gravidade dos acidentes de trânsito. É o que aponta o estudo feito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que levou em consideração a pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), intitulada “Acidentes Rodoviários e Infraestrutura”. O comparativo feito pelo OBSERVATÓRIO foi pauta de reportagens veiculadas pela imprensa nacional, conforme destacado nos links abaixo.

Segundo o OBSERVATÓRIO, quanto melhores as condições do pavimento, maior a gravidade dos acidentes, já que melhores pavimentos induzem a velocidade mais elevadas, as quais, por sua vez, são fatores determinantes para a gravidade dos acidentes. Dessa forma, reforça-se a importância da presença de dispositivos de fiscalização de velocidade e a inclusão de novos procedimentos para tal tarefa, como, por exemplo, a regulamentação da fiscalização por trecho (em que a velocidade é estabelecida com base no tempo gasto entre dois pontos de controle). Dessa forma, a melhoria das condições do pavimento deve vir acompanhadas de medidas de controle da velocidade.

Para o OBSERVATÓRIO os dados apresentados podem auxiliar na busca de medidas que podem ser adotadas em favor de um trânsito mais seguro nas rodovias federais. Ainda que haja a necessidade de pesquisas complementares para reforçar as hipóteses levantadas, algumas considerações importantes no âmbito das intervenções no sistema viário podem ser listadas:

· Medidas de melhoria das condições do pavimento, que beneficiam a fluidez das vias, DEVEM ser acompanhadas de melhorias na sinalização, pois o estímulo ao aumento da velocidade deve ser compensado por meio de uma melhor comunicação entre a via e o condutor;

· Medidas de melhoria das condições do pavimento, DEVEM ser acompanhadas de um rígido controle do cumprimento da velocidade regulamentar – fiscalização eletrônica e necessidades de homologação e implantação de tecnologias mais abrangentes (como a fiscalização por trecho, por exemplo);

· Dispositivos de contenção viária adequados (barreiras de concreto e defensas metálicas) criam condições para que a rodovia “PERDOE” os erros dos condutores, reduzindo a gravidade dos acidentes com perda de controle nos casos em que o ambiente da lateral da via representa um risco (presença de objetos rígidos e elevadas declividades, por exemplo). Fonte: www.onsv.org.br


CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO(Lei nº 9.503/97)
Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.



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Lourival Souza

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