1º Bispo de Bacabal, Dom Páscasio Rettler agora é o nome oficial da praça do Hospital Bom Pastor

O vereador Venâncio do Peixe (PDT) teve aprovado, na última sessão ordinária da câmara municipal de Bacabal, projeto de lei que denomina de "Praça Dom Pascásio Rettler", a praça construída em frente ao antigo campo de pouso, atual localização do Hospital Materno Infantil - onde até bem pouco tempo funcionou o Hospital Bom Pastor.

A nova Lei foi aprovada sem discussões e por unanimidade e já foi enviada para sanção do prefeito Edvan Brandão de Farias (PSC).

Aos seus pares o vereador pedetista  informou que a conhecidíssima Praça do Hospital Bom Pastor era atribuído o nome formal de Praça Santos Dumont, em razão de, nas suas proximidades ter sido construído o primeiro campo de pouso de Bacabal, acrescentando que a rua que margeia o hoje Hospital Materno Infantil de Bacabal, é denominada legalmente de Rua do Campo de Pouso.

Informou ainda que essa situação numa foi legalizada de maneira formal, sendo que, em 24 de março de 1.981, o então prefeito José de Sousa e Silva Filho, o conhecidíssimo Médico pediatra Dr. Cazuza, enviou a Câmara o Projeto de Lei 347/1981, denominando a área que havia sido construída por ele, como Praça da Liberdade.

Informou também que, em razão de divergências, os vereadores da época não aprovaram a proposição do executivo, ficando, portanto, o logradouro sem nome oficial.


Dom Pascásio
Resultado de imagem para dom pascasio
Hermann Rettler nasceu em 26 de Janeiro de 1915, em Castrop-Rauxel, Alemanha. Seus pais o deram uma educação cristã sólida. No seu tempo de estudante começou a ter contato com os Franciscanos em Dortmund, onde nasceu sua vocação para a Vida Religiosa Franciscana e seu amor pelas missões.

Em 03 de maio de 1935 desembarcou no Brasil para continuar os estudos no Seminário São Luís de Tolosa, em Rio Negro-PR, onde permaneceu até 1936.
Em 19 de dezembro de 1936 foi admitido no noviciado franciscano, em Rodeio-SC, assumiu o nome de Frei Pascásio e em 20 de dezembro de 1937 fez sua primeira profissão dos votos religiosos.


Em 1938 iniciou os estudos de Filosofia, em Rodeio-SC e transferiu-se em 1939 para continuar os estudos filosóficos, em Curitiba-PR até 1940.


Aos 20 de dezembro de 1940 professou os votos perpétuos na Ordem Franciscana. Depois do estudo de teologia, em Petrópolis-RJ, recebeu a Ordenação diaconal em 30 de novembro de 1941 e a ordenação sacerdotal em 29 de novembro de 1942.


Desde então assumiu várias funções eclesiásticas:
• 1943-1947 – Vigário paroquial, em Forquilhinha-SC.
• 1948 – Reitor do Seminário S. Luís de Tolosa, em Rio Negro-PR.
• 1949 – Vigário paroquial, em Duque de Caxias-RJ.
• 1949-1956 – Residindo em Florianópolis-SC, integrava a Equipe de Missões Populares da Província Franciscana.
• 1957-1959 – Professor de Teologia Moral, em Petrópolis-RJ.
• 1960-1965 – Professor de Teologia Pastoral, no Convento Santo Antônio, Rio de Janeiro-RJ.
• Julho/1966-julho/1968 – Vigário Provincial, em São Paulo-SP.


Dom Pascásio Rettler foi nomeado pelo Papa Paulo VI, em 24 de julho de 1968 e sagrado Bispo aos 12 de setembro de 1968, com o lema “Ide e Ensinai”, na sua cidade natal, na Alemanha, pelo Cardel Lorenz Jaeger.


No dia 1º de Novembro daquele mesmo ano, dia de Todos os Santos, Dom Pascásio veio tomar posse da Diocese de Bacabal-MA, sendo recebido com muito carinho e alegria pelo povo da cidade.


Em 02 de Dezembro de 1989, Dom Pascásio renuncia ao governo pastoral da Diocese de Bacaba (22 anos à frente da Diocese ).


Pediu para servir como Capelão do Hospital “Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, em Pirapitingüi, distrito de Itu-SP e em 18 de fevereiro de 1990 celebrou sua primeira missa como Capelão, atuando neste hospital assistindo os enfermos até abril de 2003 (quase 13 anos).


Devido a idade avançada (88 anos) e já com algumas dificuldades de saúde, em 26 de abril de 2003 veio residir na Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos, em Sorocaba-SP.


A partir de janeiro de 2004 seu estado de saúde foi gradativamente se agravando, com sucessivas crises, alternando períodos de internação hospitalar e de retorno ao convento.


No dia 11 de setembro de 2004 foi internado na UTI do Hospital da UNIMED, em Sorocaba, com pneumonia e infecção grave nos pulmões. No dia seguinte, 12 de setembro, completou 36 anos como bispo.


Aos 89 anos de idade, Dom Frei Pascásio Rettler faleceu em Sorocaba, no dia 16 de setembro de 2004, por volta das 14h45.


Foi sepultado no jazigo franciscano de São Paulo sendo que hoje seus restos morais foram trasladados para Bacabal, aonde descansaram para toda a eternidade.

1 Comentários

  1. Esse vereador deveria era colocar em pauta para votação era a reforma e ampliação da praça.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem