Escola de música realiza o projeto "Jovem Guarda"




Na noite de quinta-feira, 27, a escola de música Maestro Almir Garcez Assaí realizou a culminância de mais um projeto que faz parte do calendário de atividades da escola. Intitulado "Projeto Jovem Guarda" 250 alunos tiveram bom aproveitamento no módulo. O projeto busca valorizar, difundir, e discutir o movimento musical que marcou o país não apenas na música, mas no comportamento de toda uma geração.


Foi uma noite de muitas emoções onde os alunos recordaram os grandes sucessos da música popular brasileira que marcaram época.




Logo na abertura do evento a banda Santa Cecília embalou o público presente, formado por pais de alunos e amantes da música nacional, com um Medley formado por canções da jovem guarda. Em seguida o Coral da escola de Música cantou uma canção em referência ao movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio.


Victor Emanuel, maestro e gestor da escola, destacou o objetivo do projeto. "nosso objetivo é vivenciar essas músicas; principalmente os alunos mais jovens que não tiveram oportunidade de escutar essas músicas. Então, a gente, procurou através dos nossos professores mostrar como foi bela essa época. Uma época onde tínhamos músicas de qualidade, uma letra mais sentimental, não existia uma apelação sexual como hoje temos."



Para a aluna Jacielen Mendes, de 18 anos, o projeto é um incentivo para desenvolver os talentos. "além de trazer aquelas músicas antigas da jovem guarda, o objetivo também é fazer com que os alunos possam participar - mostrar os talentos que temos aqui na escola."


"Por participarmos da escola de música, não podemos ficar só no presente como também no passado. Cito, por exemplo, Roberto Carlos, Vanderleia que eu adoro o estilo dela, a forma como ela tocava, cantava e dançava. Então a escola de música envolve tudo isso! Envolve esse resgate", Frisou a aluna Ana Lúcia de 40 anos.


As alunas do curso de violão iniciante – Irismar Pereira 48 anos e Marise Vieira de 54, formaram a dupla "Eu & Ela" que se apresentaram com a música "A desconhecida" de Fernando Mendes.


O público vibrava e aplaudia cada apresentação.


Gabriel Moraes de 15 anos interpretou o "Rei do Brega" Reginaldo Rossi, com a música "A Raposa e as Uvas". Ainda teve outras apresentações que trouxeram a memoria, as canções de Roberto Carlos, The Fevers, Sérgio Reis, Leno e Lilian e Carlos Gonzaga.


A secretária de Cultura, Marcela Ferreira e Silva, disse em entrevista a nossa reportagem que: "A escola de música Maestro Almir Garcez Assaí idealizou e realizou esse projeto, levando esse conhecimento da música popular brasileira em outros tempos, aos nossos alunos. Uma música muito prazerosa de ouvir e que marcou a história de muitas pessoas entre as décadas de 1960 a 1980".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem