Mutirão do Glaucoma ocorre neste sábado, 29, no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, em Bacabal.

Ação de caráter preventivo permite a detecção precoce da doença, ajudando no tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão




Consultas, exames e a entrega de colírio, nos casos diagnosticados de glaucoma, são disponibilizados no mutirão (Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal, realizarão neste sábado, 29 de setembro, a partir das 08 horas da manhã, no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, mutirão de oftalmologia para diagnóstico e tratamento do glaucoma.

A ação consiste no procedimento de exames de medição da pressão dos olhos, além da avaliação do fundo de olho para o diagnóstico da enfermidade, sendo que os pacientes que apresentarem o quadro de glaucoma receberão o tratamento gratuitamente.

Consultas, exames e a entrega de colírio, nos casos diagnosticados de glaucoma, são disponibilizados no mutirão. Após estes procedimentos básicos, caso haja confirmação da doença, o paciente é encaminhado ao tratamento. Para ser atendido é preciso apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Os interessados precisam apresentar xerox da identidade e do cartão do SUS.

Para a secretário de saúde de Bacabal, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, a realização dos mutirões amplia o acesso ao tratamento oftalmológicos e evita a perda da visão. “A nossa obrigação é com o bem estar e com a garantia dos direitos da população bacabalense, especialmente a mais carente. Por isso, combatemos esta doença com a realização de mutirões, disse.

A ação de caráter preventivo permite a detecção precoce da doença, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão. Considerada uma doença silenciosa e assintomática, o glaucoma causa danos ao nervo óptico, geralmente por causa do aumento da pressão.

E este ano, por iniciativa da diretora do Centro de Especialidades, assistente social Aline Soido, aos pacientes beneficiados com o mutirão será oferecido um, lauto café da manhã. Soido explica a ação como um pedido do prefeito Edvan Brandão de Farias, que, segundo ela mesma, demonstra, assim, profunda acepção a ação empreitada pela Semus.

SOBRE O GLAUCOMA


O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO . Os valores normais situam-se entre 10-21 mmHg.

Quando a PIO está aumentada, mas não há dano evidente do nervo óptico nem alteração no campo visual, o paciente é caracterizado como portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular (HO). Quando a PIO está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração no campo visual, ele é classificado como portador de glaucoma de pressão normal (GPN).
Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.


Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica) (2). Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível.


No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma. A maior parte dos estudos mostra prevalência de 2%-3% na população acima de 40 anos.


Vários fatores de risco, além da PIO aumentada, já foram identificados: idade acima de 40 anos, escavação do nervo óptico aumentada, etnia (negra para o de ângulo aberto e amarela para o de fechamento angular), história familiar, ametropia (miopia para o de ângulo aberto e hipermetropia para o de fechamento angular) e pressão de perfusão ocular diminuída.


O glaucoma pode ser classificado da seguinte forma : glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma de pressão normal (GPN), glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.


O GPAA, forma mais comum de glaucoma, é diagnosticado por PIO superior a 21 mmHg, associado a dano no nervo óptico ou a defeito no campo visual compatível com glaucoma e ausência de anormalidades na câmara anterior e de anormalidades sistêmicas ou oculares que possam aumentar a PIO.


SERVIÇO
Mutirão do Glaucoma
Local de atendimento: Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias
Sábado (29) a partir das 08 horas da Manhã

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem