Ampliação: Desembargador Joaquim Figueiredo instala 2ª Vara Criminal de Bacabal


Os desembargadores Joaquim Figueiredo (presidente do TJMA) e Marcelino Everton e juízes da Comarca de Bacabal descerraram a placa de instalação (Foto: Ribamar Pinheiro)
Os desembargadores Joaquim Figueiredo (presidente do TJMA) e Marcelino Everton e juízes da Comarca de Bacabal descerraram a placa de instalação (Foto: Ribamar Pinheiro)19

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, instalou, oficialmente, nesta quinta-feira (18), a 2ª Vara Criminal da Comarca de Bacabal, distante 246 quilômetros de São Luís.

Para o desembargador Joaquim Figueiredo, a instalação é mais uma conquista da família judiciária maranhense. Ele disse que, com a instalação da nova unidade judicial, cumpre uma meta da sua gestão.

“Instalar uma nova unidade judicial na comarca de Bacabal é uma prova inequívoca de que nosso trabalho é voltado para a estruturação da Justiça estadual, dando a ela o dinamismo necessário para garantir serviços judiciários de qualidade, capazes de oferecer uma resposta rápida e efetiva aos pleitos da sociedade maranhense, nas esferas judicial e social”, assinalou o desembargador Joaquim Figueiredo.

Na oportunidade, ele expressou sua satisfação de ter atuado profissionalmente na comarca de Bacabal, quando ainda exercia o cargo de juiz de Direito na década de 1990.

“Não é só o presidente do Tribunal de Justiça que fala agora, mas um magistrado que viveu bons e felizes momentos nessa linda cidade, sendo aqui recebido com muito carinho por todos. Eu e meu irmão, o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que atuou aqui como delegado regional, temos imensa gratidão por Bacabal”, afirmou.

A comarca de Bacabal recebe demandas de Bom Lugar, Conceição do Lago Açu e Lago Verde (termos judiciários). Na Comarca, tramitam em média 17 mil processos, e com a instalação da nova unidade, serão distribuídos aproximadamente 2.420 processos para a 1ª Vara Criminal e 2.070 para a 2ª Vara Criminal.

O juiz titular da 2ª Vara Cível, Marcello Frazão Pereira, é quem vai responder pela 2ª Vara Criminal. “Essa instalação será muito positiva para o jurisdicionado que terá uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva”, pontuou o magistrado.

O juiz Jorge Leite, diretor do Fórum, agradeceu o apoio incondicional do presidente do Tribunal, desembargador Joaquim Figueiredo. “O desembargador Joaquim Figueiredo é um homem sensível, que aprovou um projeto viável para a instalação da 2ª Vara da Comarca de Bacabal, nos autorizando prontamente a trabalharmos na efetivação da inauguração da nova unidade judicial. A partir de agora, com as varas especializadas, teremos uma estrutura que resultará num trabalho mais eficiente”, explicou o diretor do Fórum.

Prestigiaram a solenidade de instalação da Vara o desembargador Marcelino Everton; os juízes da Comarca de Bacabal, Vanessa Ferreira Lopes e João Paulo Mello; juízes da Comarca de Pedreiras, Larissa Tupinambá Castro, Artur Gustavo do Nascimento, Ana Gabriela Everton; a juíza da Comarca de Pinheiro, Tereza Cristina Palhares Nina; o juiz Rodrigo Nina, da Comarca de Santa Luzia do Paruá; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Ângelo dos Santos; juiz coordenador dos Juizados Especiais, João Francisco Gonçalves Rocha (representado o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva); a juíza Diva Maria de Barros Mendes (diretora do Fórum de São Luís); o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão; o comandante da Polícia Militar de Bacabal, Joanilson Gusmão Moto; juiz federal da subseção de Bacabal, Clécio Alves de Araújo; diretor da promotoria de Bacabal, Henrique Helder de Lima Pinho; defensora pública, Carla Karine de Melo Bezerra; procurador do Estado, José Agnelo Araújo; presidente da subseção de Bacabal, Francisca Marlúcia Carneiro Viana; delegada de Polícia, Maria Augusta Pereira dos Santos Dominic; delegado regional Carlos Renato Oliveira de Almeida; advogados e servidores da Comarca de Bacabal.

Orquídea Santos, comunicação social do TJMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem